Acadêmicos de Licenciatura do Campus São João realizam intervenção com estudantes dos integrados
Os estudantes do 7º período das licenciaturas do IFSP - Campus São João (Física e Química), sob orientação dos docentes Camila Pereira e Lucas Fuini, realizaram atividades de intervenção pedagógica nas aulas de Bioquímica, nas turmas do curso Integrado em Eletrônica e Informática. A atividade teve a parceria do professor Marcus Venícius de Castro. A proposta foi desenvolver materiais didáticos e experimentos na área de ciências naturais, que pudessem se aplicados aos alunos de ensino médio. Foram construídas as seguintes propostas:
Joelma Cristina Anechini e Gabriela Primo da Silva: AÇÚCARES REDUTORES E NÃO REDUTORES: IDENTIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO COM O TESTE DE BENEDICT E TESTE DE LUGOL.
Augusto Lelis Perez e Gisele de Mello Pedroso Santos: ABORDAGEM EXPERIMENTAL INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE DIGESTÃO DE LIPÍDIOS NO ENSINO MÉDIO.
Thiago Cibuim da Silva; Raphaela Cristina de Amorim Bensi: COMPREENSÃO DOS CARBOIDRATOS: CLASSIFICAÇÃO, ESTRUTURA E FONTES ALIMENTARES POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS.
Os alunos da Licenciatura foram orientados por meio de referenciais teóricos e metodológicos, exemplificações e escrita de projetos. As aplicações ocorreram no Laboratório de Biologia e em sala de aula. A atividade foi avaliada positivamente pelos participantes, com destaque para o ensino experimental e baseado em problemas (EBP), no contexto da alfabetização e educação científica. Como trabalho final da disciplina "Instrumentação para o Ensino de Ciências 2", os discentes entregaram resumos expandidos da experiência realizada, considerando o formato do Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP. Um dos resumos apresentados (experimento sobre açúcares redutores e não redutores) foi submetido ao 16º CONICT, com expectativas de sua aprovação e apresentação.
Veja algumas fotos da atividade!

Redes Sociais