Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos da pós-graduação em humanidades do campus São João realizam visitas técnicas

  • Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 08h54
  • Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 07h18
  • Acessos: 689

WhatsApp Image 2023 12 21 at 08.43.09Os aunos do 3º semestre da  Pós-graduação Lato sensu em Humanidades, do campus IFSP - São João da Boa Vista,  visitaram no início de dezembro um assentamento e um projeto de reforma agrária (acampamento), localizados no Horto de Vergel, em Mogi Mirim/SP. Durante a atividade estiveram acompanhados pelos docentes Lucas Fuini e Júlio César Colabardini.

Na primeira visita no assentamento 12 outubro, foram recepcionados pelas lideranças locais.Após um café da manhã e uma conversa inicial, houve a explanação sobre sua origem  (1997), seus objetivos e famílias assentadas (atualmente cerca de 80). A ocupação ocorreu em áreas da antiga Fepasa, por trabalhadores da região e de outras locais vinculados a movimentos sociais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), em contexto de regularização fundiária em áreas antes ocupadas por hortos florestais de eucalipto (em propriedade do Estado de São Paulo). Na sequência, foi visitada a parte de beneficiamento de alimentos, fruto de um projeto com a Unicamp, em uma parceria com o projeto de "Mulheres da agroecologia". 

Na sequência, o grupo visitou uma das propriedades que pratica o Sistema Agroflorestal, com produções intercaladas em linhas, com bananeiras, jaboticaba, mangueiras e outras espécies frutíferas. lucasAo final, foi possível ter uma conversa com os assentados conhecendo sobre a  produção agroecológica e a forma como eles realizavam a comercialização de alimentos, muitos deles destinados à merenda escolar (Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE). IMG 20231202 100458459 1

Após o encontro, o grupo seguiu para o projeto de Reforma Agrária - Acampamento Chico Pitada, que ocupa áreas adjacentes ao assentamento 12 de outubro. Lá, foram recebidos pelas lideranças Jefferson de Freitas (filho de um antigo assentado do 12 de outubro), senhor Francisco e a indígena Marcela Pankararu, da etnia Pankararu. Os estudantes conheceram as motivações das famílias sem-terra estarem ali e a divergência com o Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) que argumenta serem as terras uma área de reserva legal. Trata-se de grupo vinculado a FNL (Frente Nacional de Lutas) e apoiado por outros movimentos e partidos políticos da região e do Estado. Durante a visita foi possível andar pelo local e conhecer a horta formada pelos trabalhadores, as antigas SAFs que estão sendo retomadas e a área de reserva de Mata Atlântica, na qual percorreram uma trilha em mata fechada e encontraram um olho d'água com água fresca, intercalado a uma pequena lagoa. WhatsApp Image 2023 12 21 at 08.43.08 1

foto cortada 2Segundo os professores organizadores, todos  consideraram a atividade de campo e visitas técnicas  bastante proveitosas na formação vinculada ao curso, com destaque para o diálogo com as disciplinas de "Política e ação coletiva", "História das Artes" e "Tecnologia e sociedade". O aprendizado na prática propiciou conhecimentos relevantes sobre movimentos sociais e populares no Brasil, Reforma agrária, Sistemas agroflorestais, Agroecologia e produtos orgânicos, Cidadania e Direitos humanos, entre outros temas vistos e compreendidos na prática. 

Ascom / CDI Campus São João da Boa Vista
Texto e fotos: Professor Lucas Fuini (revisão Ascom)
Publicado em 21/12/23
Fim do conteúdo da página