IFSP celebra acordo de cooperação com a EBC para implantação de rádios comunitárias

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 07h39
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 07h08

Links relacionados:

Emissoras devem ser implementadas em até dois anos em Barretos e São João da Boa Vista.

O Reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, assinou, em Brasília, um acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para a implantação de duas emissoras de rádio FM educativas, que funcionarão nos campi Barretos e São João da Boa Vista. Com a formalização do acordo, o IFSP agora é integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela EBC, em parceria com os institutos federais.

Em ato realizado nesta quarta-feira, 6 de dezembro, foi assinado um protocolo de intenções entre a EBC e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para a expansão da RNCP - Rádio, a partir da criação de novas emissoras que serão operadas pelos institutos federais, retransmitindo parte da programação da EBC. Além do IFSP, outros 16 Institutos manifestaram interesse na implantação de 50 emissoras de rádio.

Segundo o Diretor de Comunicação do IFSP, Fábio Cabral, os campi serão responsáveis pela construção dos estúdios e aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento das rádios. “Será uma verba fornecida pela reitoria, e os campi terão o prazo de dois anos para viabilizar essas estruturas. As rádios serão de extrema importância para que possamos divulgar aquilo que o IFSP produz em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, disse Cabral. Ele acrescentou que, além do pessoal dos campi, as rádios deverão contar com servidores terceirizados que exercerão funções que não existem no quadro de servidores do Instituto, como técnicos em sonoplastia, por exemplo.

Da esquerda para a direita: Silmário, Paulo Pimenta, Cabral e Getúlio.

Durante a assinatura do acordo, o presidente substituto da EBC, Jean Lima, disse que as concessões de rádios educativas serão ampliadas de 41 para 91 unidades. Segundo ele, os Institutos Federais serão parceiros da EBC para transmitir conteúdos educativos aos cidadãos de todas as regiões do país, contribuindo para disseminar informação de qualidade, combater a desinformação e fortalecer a comunicação pública no Brasil.

O Reitor do IFSP afirmou que a intenção é conseguir novas concessões de rádios e também de TVs educativas, que devem ter editais lançados em breve. “Pedimos aos gestores das nossas unidades que fiquem atentos e aproveitem os editais, pois são instrumentos de grande importância para a promover arte, cultura, conhecimento para toda a sociedade”, disse Silmário.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, afirmou que os institutos federais promoveram uma revolução no ensino em território nacional, tendo hoje 680 unidades e mais de um milhão e meio de matrículas em toda a rede, com muito potencial para crescer. Segundo ele, a EBC reconhece essa revolução e, portanto, investe nos Institutos para transformar a comunicação pública do país.

O professor Getúlio Marques Ferreira, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), afirmou que conta com o IFSP e sua grandiosidade para expandir e fortalecer cada vez mais a Rede Nacional de Comunicação Pública. “Esperamos que o IFSP, que já é o instituto com o maior número de campi da Rede Federal, possa ser também o que tem o maior número de rádios”, afirmou.

(Texto original: Assessoria de Comunicação da Reitoria do IFSP)