Professores do IFSP São João se capacitam sobre energia fotovoltaica

Os professores William Zaccaro Gomes, Tiago Soares Vitor e Roberto Krauze Rocha da Silva participaram de capacitação teórica e prática, no âmbito do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética para as Instituições Federais de Educação - Programa EnergIFE.

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 14h58
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 07h08

O Programa EnergIFE tem como objetivo desenvolver a cultura das energias renováveis e eficiência energética nas Instituições Federais de Educação - IFE e, para tanto, o Programa conta com cinco eixos de ação: (1) infraestrutura; (2) formação profissional; (3) PD&I e empreendedorismo; (4) gestão de energia e (5) parcerias.

Para a execução do Programa, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC conta com o apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, por meio do projeto de cooperação técnica entre MEC e GIZ denominado “Profissionais do Futuro – Competências para a Economia Verde”, que por sua vez, visa ampliar a empregabilidade de egressos e egressas de cursos em áreas relacionadas ao desenvolvimento econômico verde (energias renováveis e eficiência energética, bioeconomia, economia circular e digitalização).

Para tanto, o projeto atua (1) no fomento à abertura de cursos nessas áreas; (2) na capacitação de docentes e elaboração de conceitos educacionais que atendam a demanda do mercado; (3) no aporte técnico para a modernização do setor educacional brasileiro e (4) na promoção de parcerias entre instituições de ensino e o setor privado.

No final de 2022, a proposta do IFSP - Câmpus São João da Boa Vista foi aprovada na Chamada Pública de Adesão ao Qualifica Mais EnergIFE, Setec/MEC, para a oferta de cursos de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. O objetivo do referido curso é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis. Por meio da Bolsa-Formação, ele será direcionado ao público-alvo definido no art. 2o da Lei no 12.513, de 26 de outubro de 2011, com 18 anos ou mais de idade, e com Ensino Fundamental I (1o a 5o ano) completo.

A fim de ampliar a oferta de cursos e capacitar docentes das unidades das Instituições Federais de Educação que se inscreveram na chamada Qualifica Mais EnergIFE 2022, bem como garantir uma maior qualidade desses cursos e a manutenção da sua oferta, nos locais onde a demanda pelo curso é alta, a SETEC/MEC promoveu a capacitação teórica e prática de docentes no último mês.

Representando o IFSP - Câmpus São João da Boa Vista, os docentes William Zaccaro Gomes, Tiago Soares Vitor e Roberto Krauze Rocha da Silva se inscreveram e participaram da formação teórica, por meio de curso online, e capacitação prática, que ocorreu nos dias 15 e 16 de maio, no Câmpus Poços de Caldas do IFSULMINAS.

Confira as fotos:

Ainda não há uma data definida para o início da oferta do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Assim que as inscrições se iniciarem, o IFSP - Câmpus São João da Boa Vista fará a divulgação à comunidade.

Sobre a capacitação dos docentes - Durante os dias 15 e 16 de maio o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebe professores de diversos institutos federais do país para uma capacitação, voltada a instalação de sistemas de geração de energia fotovoltaica, por meio do projeto da rede federal Qualifica Mais. Segundo o professor Yull Heilordt Henao Roa, responsável pela atividade, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas é um dos 7 centros de referência em energia fotovoltaica do Brasil. “Dessa forma, capacitamos multiplicadores de todos os estados, com formação teórica e prática, com uma imersão em instalação de módulos fotovoltaicos. Com isso, será possível que outras regiões brasileiras possam ter cursos específicos de instalação e, ao mesmo tempo, vão solidificando tais estruturas nos campi em que atuam”, explicou.

Entre os institutos federais presentes estão: Instituto Federal de Alagoas, Instituto Federal de Goiás, Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal Baiano, Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal do Norte de Minas, Universidade Federal de Lavras e o próprio IFSULDEMINAS.

Durante a manhã desta segunda, o grupo visitou as diversas instalações do campus Poços, obtendo explicações detalhadas sobre todos os equipamentos. Eles foram recebidos pelo Diretor Geral, professor Rafael Felipe Coelho Neves, que deu as boas vindas. Os docentes puderam compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e discutir a importância do projeto para a sustentabilidade do meio ambiente, além da redução dos custos com energia elétrica.

“A gente fica muito feliz por ser multiplicador. Tentamos sempre auxiliar as chamadas da SETEC/MEC quanto a expansão do conhecimento, devolvendo o que um dia recebemos como capacitação na área. Como professores, também aprendemos com a troca de experiências destes outros docentes”, complementou Heilordt.

Fonte sobre a capacitação dos docentes: IFSP - Câmpus Poços de Caldas