Docentes da ECA publicam relato de experiências na curricularização da extensão
A Ação Integradora Extensionista (AIE) em Engenharia de Controle e Automação e Comunicação é realizada anualmente com os estudantes do primeiro semestre do curso. Os docentes Rosana Ferrareto, José Eduardo Villas Boas e Jonas Faria acabam de publicar um artigo relatando a experiência em numa revista Qualis A, a RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação.
O artigo, intitulado "Ensino de engenharia de controle e automação e uso de tecnologia: relato de experiência docente na Ação Integradora Extensionista", pode ser acesso a partir do link https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149205/96431.
Resumo do artigo:
O ensino na Graduação em Engenharia deve contemplar aplicação integrada e integral de competências e habilidades para resolução de situações-problema na vida profissional. Em Controle e Automação, capacita-se para o trabalho de automatização/otimização de processos, sistemas e equipamentos enquanto desenvolve-se a perspectiva crítica da realidade. Nesse contexto, elaborar projetos técnico-científicos e desenvolver protótipos, com uso de tecnologia, são práticas formativas. O objetivo é relatar a experiência interdisciplinar entre engenharia e comunicação, em um campus do IFSP, no planejamento, execução e avaliação da Ação Integradora Extensionista. Os estudantes trabalham em equipes para propor uma solução para um problema cotidiano e transpô-la em oficina didática para uma escola da comunidade. Como resultados, relata-se a percepção da troca de saberes entre ensino, pesquisa e extensão na educação profissional.
Palavras-chaves: formação profissional, interdisciplinaridade, comunicação, ferramentas tecnológicas, oficinas didáticas.

Redes Sociais