Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Participação do IFSP/SBV na 4ª Edição do MiniOnu promovido pela PUC Câmpus Poços de Caldas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Participação do IFSP/SBV na 4ª Edição do MiniOnu promovido pela PUC Câmpus Poços de Caldas

Nos dias 20, 21 e 22/09/19, a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus de São João da Boa Vista (IFSP-SBV), participou da 4ª edição do MiniOnu, projeto de extensão promovido pelo curso de Relações Internacionais, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em seu campus de Poços de Caldas (MG).

  • Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h58
  • Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h59
  • Acessos: 5354

Durante o MiniOnu, estudantes do Ensino Médio, de diferentes escolas da região, assumiram o papel de “delegados”, representando os interesses e os posicionamentos dos países que compõem os comitês temáticos da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta edição, os comitês relacionados pela organização do evento foram: a Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal 2018), o Conselho de Paz e Segurança da União Africana e do Conselho de Segurança da ONU (CPSUA-CSNU), a IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Pequim 95), a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), a Conferência do Desarmamento para a Revisão do Tratado Nuclear do Irã (Unoda 2019) e o Comitê Especial das Nações Unidas para a Palestina (Unscop 1947). Ao final das simulações dos comitês, os delegados votaram uma resolução, que deve ser observada em todos os países signatários da ONU.

Esta foi a primeira vez que o IFSP-SBV foi representado no evento, com a participação de sete estudantes – Gabriele Cristina Felisberto, Keren G. Gomes dos Reis, José Carlos C. Filho, Maria Luíza Quirino, Nicole Bertini Carnevalli, Pedro Henrique S. Pella e Sthephany dos Santos Diniz, - e seis professores - Elias Mendes Oliveira, Ellen Gallerani Corrêa, Hélio Sales Rios, Lucas Labigalini Fuini, Roberto Krauze Rocha da Silva e Ulisses Rúbio Urbano da Silva. Os alunos da instituição representaram as delegações do Canadá ou da Índia nos comitês Rio 92, Unoda 2019 e Unscop 1947.

De acordo com o Prof. Elias Mendes Oliveira, coordenador do projeto no IFSP-SBV, “nossa participação no MiniOnu 2019 foi bastante proveitosa. Os alunos se empenharam bastante desde o começo do ano, quando iniciamos nossa preparação para o evento; hoje, estão muito satisfeitos com o resultado. Pedagogicamente, foi uma experiência muito válida, porque além de exigir muitos estudos sobre os temas abordados, as conferências estimulam a capacidade de argumentação, de lidar com as divergências e, acima de tudo, promovem a sociabilidade entre estudantes e professores de várias instituições de ensino”.

Para a discente Keren dos Reis, “participar do MiniOnu foi uma experiência única e incrível, pois com ele ampliamos nossos saberes, nossa visão de mundo, adentrando o campo político, reconhecendo conflitos e tentando agir da melhor maneira possível para o bem de todos. Tenho certeza que todos voltaram com uma grande bagagem de experiência e de conhecimentos vividos!”.

O Prof. Elias propõe a continuidade e a expansão do projeto no IFSP-SBV, com a adesão de novos alunos à equipe. Para tanto, planeja formalizar o MiniOnu como projeto de extensão, divulgar esta primeira experiência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e estabelecer parcerias com outras escolas do município que participam deste evento promovido pela PUC Poços.

Fim do conteúdo da página