Alunos dos cursos técnicos do IFSP São João fazem viagem técnica a museus paulistas
Os estudantes do 4º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Eletrônica e Informática do IFSP, São João da Boa Vista, fizeram uma visita técnica a diversos museus da capital. Entre eles, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu da Língua Portuguesa. A viagem técnica teve como objetivo promover atividades de aprendizagem e pesquisa na área de ciências humanas e linguagens, com ênfase em história, língua portuguesa, literatura e artes plásticas, com o intuito de promover uma formação integral.
Eles foram acompanhados pelo professor André Plez, de Língua Portuguesa, com a participação da Pedagoga, Giseli de Souza Lucas e do docente Erivelto Santiago Souza, de sociologia. O Diretor Adjunto Educacional, Márcio Roberto Martins, deu o suporte para que a atividade acontecesse.
Na primeira parte do passeio, os estudantes conheceram o MASP, sendo considerado o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul, com cerca de 10.000 peças, abrangendo arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a antiguidade até o século 21, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas, entre outros.
Na sequência, visitaram a Pinacoteca do Estado, que é um dos maiores e mais importantes museus do Brasil, sendo o mais antigo da cidade de São Paulo. Conta com uma grande variedade de obras das artes visuais, que vão do século XIX até as mais contemporâneas.
Na terceira e última parte, foram ao Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados do Brasil e da América do Sul, dedicado à valorização e difusão do idioma nacional (patrimônio imaterial), apresentando uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.
Por fim, a visita técnica aos museus contribuiu para a formação integral dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, a curiosidade histórica científica e o interesse pela pesquisa nas áreas de ciências humanas e linguagens. Essa experiência enriquecedora irá incentivar os alunos a buscar novos desafios acadêmicos, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas.
Acompanhe algumas fotos das visitas!

Redes Sociais