Página inicial > Publicações > Aluna do IFSP São João realiza intercâmbio em Portugal

Aluna do IFSP São João realiza intercâmbio em Portugal

A aluna Gabriela Andrade Bueno de Lima, do Bacharelado em Ciência da Computação, foi selecionada para realizar intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), por meio do Edital IFSP nº 409/2021 — Programa de Mobilidade Estudantil Internacional

• Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 10h48
  • Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 10h48

Estudantes de cursos de licenciatura e bacharelado do IFSP puderam se inscrever, entre os dias 11 e 28 de outubro, para cursarem componentes curriculares no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) ou no Instituto Politécnico de Guarda (IPG), em Portugal, no primeiro semestre de 2022. A seleção foi regida pelo Edital IFSP nº 409/2021 — Programa de Mobilidade Estudantil Internacional

A aluna Gabriela Andrade Bueno de Lima, do Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP-Câmpus São João da Boa Vista, aproveitou a oportunidade e foi selecionada para realizar intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Ela nos enviou um relato de como está sendo a experiência de internacionalização dos estudos:

Fazer intercâmbio sempre foi um sonho: conhecer novas culturas, expandir os estudos, aprender novas línguas, fazer amizades com pessoas do mundo todo e viver experiências únicas. Ano passado o IFSP abriu um edital que permitiria que seus alunos cursassem componentes curriculares em Portugal, estudassem na Europa!
Era apenas um candidato por câmpus que seria selecionado pelo critério de notas. Me inscrevi ainda achando muito distante da realidade. Depois de um mês recebi a notícia de que havia sido selecionada com a segunda maior nota de todos os câmpi! Mesmo sem acreditar, fui correr atrás dos documentos necessários, passagens e visto estudantil. Com todo o apoio da minha família, dia 20 de março embarcava no avião que me levaria aos estudos europeus. A adaptação foi um pouco difícil: entender o sotaque dos professores portugueses, acompanhar um ritmo diferente de estudos e muita saudade de casa. Mas, ao mesmo tempo, estava encantada em como tudo é diferente! Estou estudando no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), uma faculdade que conta com mais de 10 mil alunos de todo o mundo! O IPB é enorme e muito bonito, tem prédios para cada área dos cursos. Parece uma escola das que vemos em filmes, com refeitório e tudo!
Estou aprendendo muito, as aulas são muito interessantes, os laboratórios são muito divertidos e algumas disciplinas ainda são dadas em inglês para incrementar a experiência!
A faculdade realiza algumas excursões que me permitiram conhecer duas cidades na Espanha!
Já faz quase um mês que estou aqui estudando e ainda não me acostumei com a beleza da arquitetura europeia.
Vou passar um semestre aqui em Portugal e voltarei para concluir meus estudos no IFSP. Estou com muita saudade de casa, mas amando a experiência de descobrir tantas coisas novas.

Foto: Gabriela Andrade Bueno de Lima O IFSP São João agradece o relato da Gabi e deseja que ela aproveite os estudos e as experiências que este intercâmbio está lhe proporcionando, na expectativa de que possa compartilhar seus conhecimentos com nossa comunidade quando estiver de volta!