Página inicial > Publicações > Estudantes do câmpus conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

No total, os estudantes do IF São João conquistaram 5 medalhas, sendo 1 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, além de 4 menções honrosas.

• Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 15h34
  • Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 15h34

Criada em 2005 como forma de estimular e promover o estudo da Matemática e de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas teve nesta edição a participação de 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total de cidades do país, um número recorde na história da premiação.

Ao todo, 17,8 milhões de estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil se inscreveram para a 16ª edição da OBMEP, que vai distribuir 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. A cerimônia de premiação será realizada em data a ser definida.

A OBMEP é um projeto nacional voltado às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada  (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Incentivados pelos professores da área de Matemática, Prof. José Pedro Marcondes de Oliveira e Prof. Felipe Mascagna Bittencourt Lima, os estudantes do IFSP - Câmpus São João da Boa Vista conquistaram 5 medalhas (1 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze), além de 4 menções honrosas, sendo eles:

• Medalha de OURO:
  1. DANIEL FERRARETO LOURENÇO BORGHETTI RODRIGUES
  • Medalha de PRATA:
  1. GABRIEL BORTOLOSI DE FARIA KOTTER
  2. PÂMELA CAROLINE BRAIDO
  3. LUÍS GABRIEL BELOTTI SIMIONATO
  • Medalha de BRONZE:
  1. MURILO HENRIQUE ANANIAS CHAGAS ZANELI
  • MENÇÕES HONROSAS:
  1. NIKOLAS PEDRO ELIAS ERBSTI
  2. CAUE EDUARDO PACHECO NEPE
  3. BRUNO DE FREITAS LUCA
  4. VITORIA RIBEIRO CORREIA

Ademais, o IFSP - Câmpus São João da Boa Vista também foi premiado no seguinte quesito: Prêmio: Diploma - escolas premiadas nos anos anteriores, ganhando também um kit de material didático.

Nas palavras do Prof. José Pedro Marcondes de Oliveira, que vibrou com as conquistas dos estudantes: "Foi um resultado ESPETACULAR. Foi um presente que esses alunos me deram nas férias."

No âmbito do Instituto Federal de São Paulo, 67 alunos foram premiados da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram 11 medalhas de ouro, 23 de prata e 33 de bronze, além de 164 menções honrosas. Além do câmpus São João da Boa Vista, os câmpus Avaré, Tupã, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Piracicaba, São Carlos, Pirituba, Sertãozinho, Suzano, São Miguel Paulista, São Paulo, São José dos Campos, Catanduva, Hortolândia, Registro e Votuporanga tiveram medalhistas.

Os alunos premiados serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes do PIC recebem uma bolsa do CNPq e podem participar de encontros semanais para aprofundar o conhecimento matemático.

A Coordenação de Programas de Extensão Acadêmica da OBMEP enviará aos medalhistas uma carta contendo as orientações para o processo de inscrição no 16º PIC, inclusive login e senha para acesso ao site.

A carta será enviada por e-mail ou endereço residencial do aluno, conforme os dados informados na prova da OBMEP. Caso você não receba nos próximos dias, entre em contato informando seu nome completo, endereço com CEP e premiação, pelo e-mail , o mais brevemente possível.

Oportunamente, será realizada uma cerimônia no câmpus para homenagem dos estudantes, responsáveis e professores envolvidos nessa conquista. O IFSP - Câmpus São João da Boa Vista aproveita para parabenizá-los, desejando êxito para que continuem no caminho da busca pelo conhecimento!

*Com informações da Agência Brasil e IFSP Reitoria