Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Coordenadoria de Pesquisa e Inovação apresenta principais ações em 2021
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coordenadoria de Pesquisa e Inovação apresenta principais ações em 2021

Outra ações relacionadas a Coordenadoria de Pesquisa em 2021 também podem ser conferidas no Boletim Informativo IFSP de dezembro/2021.

  • Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 11h57
  • Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 14h14
  • Acessos: 2365

Já com a nova Diretoria Geral do câmpus, as atividades na CPI tiveram início antes da publicação da Portaria nº 1.997, de 30 de março de 2021, a qual designou o servidor Emerson dos Reis para exercer a função de Coordenador de Pesquisa e Inovação. Na etapa anterior a essa publicação, foi apresentado o planejamento para as atividades pelo servidor, o qual permaneceu por tempo determinado sob a consulta da comunidade. Nesse trabalho, foi realizada consulta ao PDI e aos demais documentos institucionais visando identificar as diretrizes, as metas e os objetivos para a pesquisa e a inovação.

Considerando também as propostas de campanha da nova gestão, as seguintes ações principais foram propostas no planejamento:

  • Ação 1: colaborar com a elaboração do plano de desenvolvimento da unidade (PDU);

  • Ação 2: estimular a comunidade a se envolver com atividades de pesquisa;

  • Ação 3: colaborar com a divulgação dos grupos e da infraestrutura de pesquisa no câmpus;

  • Ação 4: colaborar com a formação de parcerias;

  • Ação 5: aprimorar a sistemática interna.

Em relação à Ação 1, o PDU foi um documento proposto no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 (PDI 2019-2023), o qual previu que o câmpus incluísse o seu planejamento específico com base nas diretivas e condições constantes no corpo principal do PDI. Contudo, não foram recebidas orientações da Reitoria ou da Direção Geral nesse sentido ao longo de 2021, o que se esperava que ocorresse. Portanto, a maioria das atividades previstas para essa ação permaneceu suspensa. Contudo, foram compilados todos os documentos relacionados à Pesquisa e à Inovação no IFSP, assim como à pós-graduação por conta do art. 18 da Resolução Normativa IFSP n.º 04/2021, de 05 de outubro de 2021, a qual estabeleceu um número de competências à CPI na condução dos programas de pós-graduação Lato Sensu.

Em relação à Ação 2, com base na legislação interna, foi realizada a identificação de todas as oportunidades relacionadas à pesquisa e à inovação no IFSP. Simultaneamente, as condições na portaria da gestão anterior que designou os membros do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (COMPESQ), considerando o art. 10 da Resolução CONSUP nº 81/2018, no que tange tanto à formação e áreas de atuação dos membros quanto ao tempo de permanência nesse conselho, foi realizada. Nesse período, por meio de consulta aos termos da Portaria nº SBV.0015/2021, de 23 de fevereiro de 2021, constatou-se que haveria necessidade de recomposição desse comitê. Na sequência e num primeiro momento, foram realizados convites aos servidores representantes de cada área do conhecimento no câmpus, tendo sido publicada a Portaria nº SBV.0049/2021, de 18 de maio de 2021. Em seguida, o COMPESQ passou a ter suas reuniões quinzenais até o mês de julho por conta da demanda da CPI.

Além do cumprimento dos termos dos regulamentos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP), do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PIVICT), do regulamento dos grupos de pesquisa, do regulamento que estabelece o trâmite dos projetos de pesquisa com aporte financeiro por meio de fundação de apoio e demais regulamentos que definem atribuições ao COMPESQ, ao longo de 2021 se procurou dar atenção especialmente ao art. 11 da Resolução n.° 81/2018, de 02 de outubro de 2018, o qual estabelece um número de atribuições ao COMPESQ como: tomar ciência da legislação que trata da pesquisa e das orientações do Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Conpip) e da PRP; estimular associações das atividades de pesquisa e inovação no câmpus com as de extensão e ensino; fomentar as atividades de pesquisa e de inovação no câmpus; e realizar o acompanhamento das atividades de pesquisa, inovação e pós-graduação realizadas no câmpus. Nesse ínterim, se destaca a atribuição de estimular associações das atividades de pesquisa e inovação no câmpus com as de extensão e ensino, inclusive tendo em vista a publicação da portaria que trata da curricularização da pesquisa e as orientações para curricularização da pesquisa, isso levando em conta a participação dos membros do COMPESQ nas diferentes CEIC que tratam da elaboração dos novos PPC com base nos currículos de referência aprovados pelo Conselho Superior. Também se destaca a atribuição de acompanhar as atividades de pesquisa no câmpus, pois as discussões no comitê, atualmente, giram em torno do escopo. Por exemplo, TCC devem ser tomados como atividades de pesquisa ou não, e como, caso seja o caso, o COMPESQ fará tal acompanhamento? O mesmo vale para aos projetos de pesquisa que envolvam órgãos de fomento ou fundações de apoio ou mesmo aos grupos de pesquisa, já que os regulamentos atuais não condições para tal acompanhamento pelo COMPESQ. No mais, será necessário que se crie meios pela CPI para que as informações necessárias cheguem até esse Comitê.

Em 2021, uma das ações importantes do COMPESQ foi a elaboração e a aprovação de um regulamento interno que estabeleça as condições para a escolha dos seus membros, o qual foi aprovado por meio da Portaria Normativa n.º 1/2021 - CDI-SBV/DRG/SBV/IFSP, de 29 de setembro de 2021.

Também em relação à Ação 2, foi realizado o levantamento dos dados de produção da pesquisa e da inovação no câmpus como foco nos últimos 3 anos a partir de dados extraídos da Plataforma Lattes. Para isso, os dados brutos extraídos por meio do SUAP foram filtrados e tratados num projeto de extensão conduzido por alunos do curso de TPG sob a orientação do Prof. Gilson Rogério Marconini. Tais dados foram analisados pelo COMPESQ e a produção do câmpus analisada, isso tendo em vista o planejamento das ações, sendo que uma delas foi a reformulação e a atualização das informações e das oportunidades em pesquisa e inovação no site do câmpus.

Em relação Ação 3, o próprio site, por intermédio de links para página específicas dos grupos de pesquisa atuantes no câmpus, cadastrados no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, está sendo utilizado e será incluído na estratégia de divulgação a ser definida pelo COMPESQ. No entanto, outras ações como o levantamento da infraestrutura e o cadastramento dos laboratórios na Plataforma Integra do IFSP também estão sendo realizadas.

As atividades da Ação 4 estão previstas para ocorrerem a partir de 2022.

Fora do planejamento, ao longo de 2021 foram conduzidas as edições de 2021 do PIBIFSP e do PIVICT. Também em 2021, toda a condução dos processos seletivos já foram implementadas no SUAP, isso tendo em vista as atividades relacionadas à Ação 5.

A Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI) é um setor pertencente à Diretoria Geral (DRG) e pode ser contatada pelo e-mail , em caso de dúvidas.

Fim do conteúdo da página