Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Projeto Eduk conclui atividades de 2021 e recebe honraria da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Eduk conclui atividades de 2021 e recebe honraria da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo

Projeto Eduk concluiu suas atividades em 2021 junto à Secretaria de Educação de São José do Rio Pardo e recebeu Moção de Congratulações da Câmara Municipal daquele município.

  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 12h21
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 12h21
  • Acessos: 3009


O Projeto Eduk é um projeto de extensão de Educação Colaborativa, do IFSP Câmpus São João da Boa Vista, em parceria com as Diretorias e Secretarias de Educação Municipais e Estaduais, sob a coordenação do servidor Robinson Mapelli Boaro. Foi criado com o objetivo de levar formações continuadas aos profissionais da educação, por meio de palestras, mesas redondas e cursos de extensão, cujos temas são relacionados às ferramentas digitais e metodologias ativas dentro da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

No escopo do projeto, oferece-se um estudo para apresentar soluções tecnológicas, de acordo com a necessidade apresentada por cada Secretaria / Diretoria de Educação. Dessa forma, a fim de que tais soluções possam efetivamente auxiliar no desenvolvimento das aulas dos professores, são oferecidas aulas específicas a esses profissionais para capacitá-los ao uso dessas ferramentas. Outra característica é utilizar parcerias com outros projetos / cursos e profissionais do IFSP, que possam agregar aos temas, para serem oferecidos a essa comunidade.

Nessa primeira fase do projeto, foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Pardo/SP, na qual foram oferecidas as seguintes soluções:

 

  • Blog da EMAP - Equipe Multimídia de Atividades Pedagógicas

O Blog da EMAP proporciona aprendizagens aos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante o ensino remoto, para que os alunos não se afastem do ambiente escolar e continuem se preparando para o futuro. O intuito é manter uma rotina de estudos aos estudantes, disponibilizando um cronograma de estudos e as atividades que poderão ser realizadas em casa.

Ele foi idealizado devido a uma demanda apresentada durante o ensino remoto da Secretaria de Educação. Para tanto, foi formada uma equipe com 10 professores da rede, a fim de desenvolver atividades de apoio, a serem disponibilizadas para os alunos e seus responsáveis, pelos professores titulares durante a pandemia. 

O Projeto Eduk definiu a estrutura do blog e a metodologia de inserção das atividades. Após, ofereceu uma capacitação inicial a essa equipe de professores para atualização semanal do canal.

Link para acesso ao blog: https://sites.google.com/view/seduc-sjrp/ 

 

  • Curso FIC de Extensão – Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais 

O Projeto Eduk elaborou o curso de extensão a distância “Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais”, cujo o objetivo foi levar aos profissionais da educação as tecnologias atuais utilizadas para o desenvolvimento de suas aulas e os métodos que podemos utilizar para aplicá-las podendo oferecer aulas lúdicas, inovadoras e dinâmicas.

Foram oferecidas 200 vagas, sendo que 100 vagas foram destinadas aos professores e profissionais da educação da Rede Municipal de São José do Rio Pardo; e as outras 100 foram disponibilizadas para os professores e profissionais de Redes Municipais e Estaduais, bem como aos alunos de cursos de Licenciatura, de todo o Brasil.

No curso houve 380 inscritos, sendo que somente 200 foram matriculados devido a limitação de vagas e os alunos vieram de vários estados do país - São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Amazonas, Acre, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo.

Segundo o Coordenador do Curso, Robinson Boaro: “O curso apresentou novas plataformas e fez os alunos (educadores) repensarem algumas estratégias de utilização de aplicativos e plataformas já conhecidos. Apesar das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) terem sido utilizadas como ferramenta principalmente durante a pandemia, elas podem estender-se para a formação dos estudantes dentro do próprio espaço escolar. Percebe-se com o curso que a utilização das TICs de forma lúdica contribui para o engajamento dos alunos, auxiliando assim, na aprendizagem significativa dos estudantes.”

Ele foi oferecido de forma síncrona (aulas ao vivo) e assíncrona (aulas gravadas). Nas aulas síncronas, foram convidados professores / TAEs e projetos do IFSP para participação, cujo vídeos estão disponibilizados no Youtube:

Aula Síncrona 01: Práticas colaborativas e metodologias ativas: reflexões sobre o trabalho em grupo, com foco na experiência de participação no Grupo de Sábado (Unicamp) 

Profª Drª Thaís de Oliveira Ferrasso - 

https://www.youtube.com/watch?v=A_-SkMGc1vI 

 

Aula Síncrona 02: Desafios da escola frente ao impacto da Pandemia na Saúde Mental dos estudantes: Considerações de uma equipe  multidisciplinar

Pedagoga - Giseli Souza Lucas

Assistente Social - Daniella Araújo Facchini

Psicóloga - Sandra Mônica Chaves Souza

https://www.youtube.com/watch?v=4zDPaitKeqM 

 

Aula Síncrona 03: Utilizar aplicativos para apoio ao ensino? Sim, mas quais?

Professores -  Gabriel Marcelino Alves, Paulo Jose Evaristo da Silva, Diego Cesar Valente e Silva

https://www.youtube.com/watch?v=NskAp6a9ye4&t

 

Aula Síncrona 04: O Uso de Ferramentas Tecnológicas Linguísticas para a Educação Científica

Projeto LALETEC / @aCOMTECe  - Representada pela Professora Drª Rosana Ferrareto

https://youtu.be/CHzW_sfdOqE

 

Aula Síncrona 05: Computação Criativa no Ensino Fundamental

Professora Doutora Elisandra Aparecida Alves da Silva - IFSP Câmpus Bragança Paulista

https://youtu.be/Z0y29xGWAzs

 

Aula Síncrona 06 - Tema: O Projeto Amplifica

Equipe do Amplifica - Representados pela Profª Marina Paccini Razzé - Professora de Educação Física do IFSP-SP e Eduardo Petillo - Técnico Audiovisual da Reitoria IFSP.

https://youtu.be/sJG_xLQ9EhQ   

 

Já as aulas assíncronas foram disponibilizadas na plataforma ClassRoom pelo Coordenador/Professor Robinson Mapelli Boaro, cujo conteúdo permanecerá aberto para toda a comunidade através do link: https://classroom.google.com/c/Mzg3NjkyNTc0NzAx?cjc=m5vvdbb 

 

Dessa forma, o curso foi concluído com 164 participantes. Através da pesquisa de satisfação, foram obtidos os seguintes resultados:

 

  1. Conteúdo assíncrono (Nota de 0 a 10)

 

 

 

  1. Conteúdo síncrono (Nota de 0 a 10)

 

 

 

  1. Coordenação (Nota de 0 a 10)

 

 

 

A Coordenação do Projeto ficou muito satisfeita e feliz com os resultados e diante dos relatos feitos na pesquisa de satisfação, os quais encontram-se a seguir:

“Gostaria de deixar claro que este curso me levou a outros patamares dentro da educação. Me considero uma curiosa digital, e com os conhecimentos adquiridos até então, fica claro que as metodologias ativas devem ser aplicadas a todo momento nas escolas.” - Vanda Aparecida Batistão

 

“Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa, quem acredita de fato na Educação merece meu respeito. As palestras foram ótimas, mas, como tenho bastante dificuldade com a tecnologia e também necessidade de visualizar o conteúdo a ser aprendido senti falta da prática, que para mim é extremamente importante e busco priorizar em sala de aula. Mas todo início é assim mesmo, entre erros e acertos vamos construindo a base sólida da nossa experiência e formação. Tenho certeza que toda experiência adquirida dará doces frutos no futuro. Obrigada👏👏👏👏 “ - Sandra Regina Ferreira Ramos

 

"O curso foi sensacional!!! Conheci muitas plataformas e oportunidades de expandir as formas de envolver o processo de ensino. As aulas sempre claras e diretas, com ferramentas e situações possíveis. O curso é o início do caminho para que possamos nos aprofundar no tema e aplicarmos com segurança e sabedoria. Gostaria de agradecer a oportunidade de realizá-lo e parabenizar pelo empenho, dedicação, desenvolvimento e organização. Equipe 1.000!!! Aguardo ansiosamente pelos próximos!" - Adrieli Tereza de Matos

 

"Eu amei fazer esse curso. Por meio dele conheci sites plataformas e inúmeras ferramentas que posso utilizar com meus alunos. Muito obrigada professor Robinho. Obrigada pelo apoio, dedicação e compromisso com a educação. Aprendi muito! Agora é só praticar o que aprendi durante o curso." - Gracilene Luz Santana

 

Planos para 2022 - A partir de 2022, o Projeto EDUK continuará a parceria com a Secretaria de Educação do município de São José do Rio Pardo e será formalizada uma parceria com a Diretoria da Educação de São João da Boa Vista. Com relação ao curso de extensão “Metodologia Ativas e Ferramentas Digitais”, será feita uma nova oferta para toda a comunidade no primeiro e segundo semestre, provavelmente pelo IFSP - Câmpus São José do Rio Preto, uma vez que foi manifestado o interesse em compor o quadro de cursos de extensão de lá.

A Coordenação deste projeto também encontra-se em conversa com a equipe do Amplifica, com a finalidade de levar o referido projeto para as escolas da rede municipal e estadual.

 

Confira algumas fotos do Projeto Eduk:

No dia 07 de julho de 2021, estiveram reunidos o Diretor-geral, Diego César Valente e Silva, o Prefeito Municipal de São José do Rio Pardo, Márcio Zanetti, o Coordenador de Licitações e Contratos, Robinson Mapelli Boaro e a Secretária Municipal da Educação, Ana Beatriz Feltran Maia, para celebrar a assinatura da parceria com o projeto Eduk.

 

No dia 01 de agosto de 2021, o coordenador do projeto reuniu com as Diretoras das Unidades Escolares da Rede Municipal de São José do Rio Pardo, para apresentar o IFSP, os pilares da instituição (Ensino, Pesquisa e extensão) e o Projeto de Extensão EDUK.

 

 

Alguns momentos das aulas síncronas:

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, é importante salientar que a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo emitiu as seguintes Moções de Congratulações em razão da importância do projeto para a Educação da cidade:

 

 

O IFSP - Câmpus São João da Boa Vista agradece a Prefeitura de São José do Rio Pardo pela parceria, a Câmara Municipal do município pelo reconhecimento do trabalho e todos(as) servidores envolvidos na execução do referido projeto, em especial, o Coordenador Robinson Mapelli Boaro. São iniciativas assim que levam nosso conhecimento para além dos muros da instituição, valorizando, desenvolvendo e fortalecendo a política pública da Educação!

Confira a matéria sobre o Projeto Eduk que foi publicada no Portal Institucional do IFSP, clicando aqui.

 

Fim do conteúdo da página