Página inicial > Publicações > Kits de alimentação: última entrega de 2021 foi realizada em dezembro

Kits de alimentação: última entrega de 2021 foi realizada em dezembro

Foram contemplados 82 alunos por entrega, o que totalizou a distribuição de 820 kits de alimentação no ano.

• Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 18h25
  • Última atualização em Terça, 11 de Janeiro de 2022, 13h55

Com a pandemia e a mudança na forma de ensino desenvolvido no IFSP, no qual as atividades presenciais foram substituídas pelo Ensino Remoto Emergencial, os alimentos que eram entregues diariamente para os estudantes na escola passaram a ser distribuídos em formato de kits de alimentação, em consonância com a Lei nº 13.987/2020, que autorizou, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

Tais kits de alimentação foram adquiridos via licitação, de empresas especializadas em entrega de “cestas básicas”, sendo que seu cardápio foi definido por Nutricionista da Reitoria do IFSP e é composto de alimentos não perecíveis, com os seguintes itens: arroz, feijão, óleo de soja, macarrão, extrato de tomate, sardinha, carne seca, bolacha, sal e leite em pó. Essa composição supre o percentual de 20% das necessidades nutricionais diárias de energia e macronutrientes e está de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), segundo a profissional.

No mês de novembro, as entregas ocorreram entre os dias 16 e 19, e foram realizadas pelos servidores da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Paulo Sandrini e Douglas Nehme, que estiveram à disposição dos beneficiários das 9h às 17h no período. Para a retirada, os estudantes e/ou responsáveis necessitaram ir ao câmpus, munidos de documentos pessoais (RG, CPF e  Carteira de Estudante), ocasião em que assinaram o recibo de entrega e levaram seus kits.

A relação de estudantes que possuem o direito de receber os kits foi elaborada pela Coordenadoria Sóciopedagógica (CSP) do câmpus. Em 2021, eles foram entregues aos alunos em cinco momentos ao longo do ano: nos meses de maio, julho, setembro, novembro e dezembro, sendo que cada aluno recebeu 2 kits de alimentação em cada entrega, referentes aos bimestres em destaque. Foram contemplados 82 alunos por entrega, o que totalizou a distribuição de 820 kits de alimentação no ano.

“É possível perceber que essa ação é de extrema importância para os alunos e seus familiares, visto que muitos deles carecem realmente desse auxílio, principalmente pelo fato de a pandemia ter causado redução na renda, desemprego, entre outros fatos, e esse kit de alimentação acaba suprindo essa carência, o que muito nos motiva e emociona. Recebemos diversos agradecimentos de pais de alunos, que ficaram muito felizes pelo IFSP possibilitar que eles recebam os kits”, expõe o Professor Gilson R. Marcomini.

“Com o custo de vida aumentando, cada vez mais, e o salário não, a cesta nos dá uma ajuda excepcional, já que aqui na minha casa a única pessoa que trabalha, é minha mãe”, relata aluno beneficiário da ação.

Atualização - Em dezembro/2021 foi realizada mais uma entrega de kits de alimentação, no período de 13 a 15/12/2021. Sendo assim, calcula-se que foram entregues o total de 820 kits de alimentação no ano de 2021.

Confira algumas fotos da entrega dos kits de alimentação de novembro/2021:

Fotos: Divulgação IFSP