Conheça a nossa história!
O objetivo do Laletec é capacitar a comunidade, interna e externa ao IFSP, de estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, docentes e pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos.
As principais ações do Laletec são: palestras, oficinas, seminários e cursos sobre redação científica, competência informacional e uso de tecnologia na pesquisa.
Todas essas ações visam ao desenvolvimento de habilidades de redação científica em português e em inglês; da competência informacional para a pesquisa bibliográfica a partir do uso de fontes de informação confiáveis e estratégias de busca eficazes e normalização segundo a ABNT; e para o uso de ferramentas digitais para a metodologia de pesquisa.
O Laletec está no escopo do Grupo de Pesquisas aCOMTECe e tem parceria com o Laboratório Red Hen para a construção da Basic Text.
Videoaulas, lives e webinars:
E-mails:
Curso: Redação científica com competência informacional e tecnologia
- Apostila: https://editora.ifsp.edu.br/edifsp/catalog/book/3
- Videoaulas: https://youtube.com/playlist?list=PL3MFNZ4mZoXbCSkkU_6MBtjLIVRLwfbD-
Projetos
Em andamento em 2025:
- LALETEC CONECTA INFORMAÇÃO DE VERDADE: FAKE NEWS? AQUI NÃO ACOMTECE! CONCURSO DE MICROVÍDEOS SOBRE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Combater a desinformação e/ou refutar compartilhar informações que não correspondam à verdade exige pensamento crítico e comunicação responsável. O desenvolvimento da competência em informação capacita a identificar, selecionar, avaliar e usar fontes confiáveis a partir de estratégias de busca válidas. Faz parte da educação midiática, como conjunto de habilidades para produzir e compartilhar conteúdo no ambiente informacional em qualquer formato. É uma empreitada necessária para a formação de estudantes de qualquer faixa etária e há muitas formas de se gerar esse processo nas escolas. Como nosso público-alvo são estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, o objetivo é promover um concurso de microvídeos sobre temas da educação midiática, engajando esses estudantes, em escolas públicas da cidade, na divulgação e valorização de informação verdadeira nas redes sociais e outros canais online, em vez de sair compartilhando qualquer conteúdo que recebam. Serão orientados e realizados pesquisa na internet, minicurso e oficina, para a produção dos microvídeos, com votação online para a escolha dos melhores, e uma mostra dos finalistas, com avaliação de júri e premiação. O resultado esperado é que essa experiência não só capacite os estudantes envolvidos, conectando-os ao conhecimento, mas também estimule a multiplicação dessas boas práticas.
Concluídos:
- 2024 - LALETEC E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES DA COMUNIDADE PARA A COLEÇÃO POCKET BOOKS ACOMTECE MODALIDADES DE ENSINO
A Educação Científica promove a lógica e o pensamento crítico dos estudantes e instiga a curiosidade e a criatividade. É um processo que integra ciência, tecnologia, linguagens, cultura e trabalho, a partir de práticas de ensino-aprendizagem em todos os níveis e modalidade de ensino. O objetivo deste projeto é mapear as necessidades da comunidade sobre a educação científica nas modalidades de ensino: educação profissional e tecnológica, educação a distância, educação inclusiva, educação corporativa e educação em espaços não-formais. Serão visitadas e sondadas instituições de ensino que promovem educação formal e não-formal, cursos presenciais e a distância, escolas de formação profissional, empresas e indústrias, grupos comunitários, museus e bibliotecas da cidade e região. Espera-se, a partir do mapeamento, propor a escrita, publicação e distribuição de uma coleção de cinco livros sobre as modalidades de ensino e contribuir para o desenvolvimento do pensamento investigativo e da produção do conhecimento.
- 2023 - LALETEC E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: OFICINAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA COLEÇÃO POCKET BOOKS ACOMTECE NÍVEIS DE ENSINO
A Educação Científica é o principal pilar onde se constroem a lógica e o pensamento crítico dos estudantes, além de instigar a curiosidade e a criatividade. Educar para a Ciência é um processo que envolve aspectos cognitivos, linguísticos, culturais e tecnológicos. O objetivo deste projeto é capacitar professores do ensino básico, superior e pós-graduação a educarem para Ciência. Serão ofertados 5 ciclos de oficinas nas modalidades presencial e online nas escolas da cidade e região. Espera-se, a partir deste projeto, que os professores multipliquem os saberes sobre a Ciência e auxiliem, futuramente, seus alunos no processo de desenvolvimento do pensamento investigativo e da produção do conhecimento.
- 2023 - LALETEC E INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CRIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA A ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL
A partir da demanda das escolas públicas em programa de tempo integral (PEI), de implementar a pré-iniciação científica (PIC) no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, para fins de ampliar os conhecimentos científicos dos estudantes por meio da pesquisa e da busca de soluções para os problemas identificados, sempre pautadas na Ciência e em princípios éticos, em diferentes campos de atuação, propomos a criação de um modelo didático para a orientação dos estudantes. A metodologia contempla ações de sondagem com os docentes sobre a PIC; pesquisa e leitura sobre modelos didáticos e iniciação científica na educação básica; criação, diagramação visual, descrição, validação e publicação de modelo didático, bem como capacitação dos docentes para utilizá-lo. Orientar o desenvolvimento de competências complexas de ensino-aprendizagem, como a educação para a ciência, depende da sistematização de processos. Isso pode ser viabilizado por um modelo didático, cujo conteúdo contemple conhecimentos, habilidades e valores, e guie o que fazer, como fazer e para que fazer ciência na educação básica.
- 2022 - LALETEC E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E OFERTA DE OFICINAS PARA A FORMAÇÃO DE CIENTISTAS
A formação de cientistas para a produção e difusão do conhecimento, nos cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação, acontece a partir do desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas e tecnológicas para a realização dos processos de pesquisa e comunicação científicas. O Laletec oferece capacitação a partir de oficinas sobre temas da ciência nas três grandes áreas do conhecimento, preparando os alunos para a escrita científica de projetos, trabalhos acadêmicos, relatórios e artigos. Produz material didático com bases na competência informacional, metodológica e linguística. Atende o público do IFSP e de universidades e escolas parceiras da cidade e região.
- 2022 - LALETEC E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: FALA DE QUÊ? NO IFSP A CIÊNCIA POD!
Celular, tênis, inseticida... a preparação para uma simples caminhada mostra-se repleta de ciência, uma ciência nem sempre revelada ou quase sempre despercebida. Não há como negar a presença da inovação e da tecnologia junto ao cotidiano, contudo como explicá-la? De que modo promover a identificação entre a rotina da caminhada e os projetos de pesquisa científica mantidos pelos centros de educação? Apresentar a ciência junto ao dia a dia da comunidade externa e salientar a importância da pesquisa científica para o avanço da sociedade estão entre os principais objetivos do “FALA DE QUÊ? No IFSP, a ciência POD!”. Contempla a produção de 4 podcasts de divulgação científica, e 10 esquetes, agrupados numa temporada de podcast audiovisual abordando as produções de professores e alunos do IFSP-SBV, depois de levantadas as demandas da comunidade interna e externa. Interdisciplinar, o projeto apresenta-se através dos eixos: da comunicação e suas competências; da competência linguística; da competência informacional e da competência tecnológica. São linhas metodológicas do trabalho as: sociocultural, linguístico-cognitivista e comunicacional. Ao propor a criação de um podcast audiovisual, seu fazer metodológico respeita ainda as etapas de produção do gênero (pré-produção, produção, pós-produção). Entre os resultados esperados, salienta-se a divulgação da ciência produzida pelos professores e estudantes do IFSP para a comunidade geral, explicitando sua presença e importância em todas as práticas sociais, bem como a formação de estudantes aptos a falar sobre ciência e pesquisa.
Episódios disponíveis em: https://radio.ifsp.edu.br/
- 2021 - LALETEC NA PANDEMIA: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL
Promover educação científica, para a produção e difusão do conhecimento, sempre foi papel da escola e da universidade. A educação científica se realiza a partir da formação de cidadãos capazes de pensar criticamente, colaborar para resolver problemas e tomar decisões com criatividade, empatia e autonomia. No contexto da educação profissional e tecnológica, uma formação humanística, integral, interdisciplinar e integrada prepara jovens cientistas para comunicar sua pesquisa na Academia e também popularizar a ciência, levando conhecimento ao público não especializado. O Laletec - Laboratório de Letramento Técnico científico - é um projeto de extensão que produz conteúdo sobre ferramentas cognitivas, linguísticas e tecnológicas para a metodologia do trabalho científico e para o desenvolvimento de habilidades comunicativas. Modela esse conteúdo pedagogicamente e o disponibiliza, em tempos de pandemia, em meio digital e online, por meio de videotutoriais, webinars e lives. Contribui, assim, para desenvolver no cientista as competências informacional, linguística e tecnológica para que divulguem o conhecimento para a comunidade.
Playlist das lives: https://youtube.com/playlist?list=PL3MFNZ4mZoXYegSYX_SYXeT8yD21DJXZD
- 2020 - INSTITUCIONALIZAÇÃO DO LALETEC COMO PROJETO DE EXTENSÃO
Grande parte do conhecimento produzido na universidade fica restrito aos espaços acadêmicos. Os cientistas têm sido competentes em espalhar a mensagem, para além dos muros da universidade, de que a ciência é fundamental para transformar o mundo social e natural e promover o crescimento do cidadão e do país? Não é apenas necessário convencer os cientistas em formação da importância de se fazer ciência com qualidade e da necessidade de comunicar com eficácia. Há de se desenvolver a habilidade de comunicar. Essa habilidade demanda saberes não só cognitivos e linguísticos, para ensinar a pensar com lógica e comunicar com criatividade, mas requer saberes tecnológicos e desenvolvimento de pensamento crítico. A produção de um canal de comunicação científica entre a universidade e a comunidade constitui importante iniciativa social, científica e pedagógica. A proposta do Laboratório de Letramento Técnico-Científico – Laletec tem sido, desde 2015, por demanda/adesão das universidades nas comunidades local e regional, a de valorizar a ciência produzida nas instituições de ensino superior à medida em que capacita, por meio de ações de extensão (visitas técnicas, atendimentos, eventos e cursos presenciais e a distância), o cientista em formação a comunicar com competência informacional, linguística e tecnológica, o conhecimento produzido nos espaços acadêmicos, a partir de práticas interdisciplinares de redação científica com tecnologia.
Redes Sociais