Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > ENSINO > Cursos > Bacharelado em Ciência da Computação
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Ciência da Computação

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 17h45 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 17h24 | Acessos: 37142

Sobre o curso

O objetivo do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação é contribuir para o crescimento profissional e humano de seus egressos, preparando-os para atuar no desenvolvimento científico e tecnológico da computação (teorias, métodos, linguagens, modelos, entre outras), de forma profissional, ética e socialmente responsável. 

Tempo mínimo para integralização do curso: 8 semestres.

Tempo máximo para integralização do curso: 16 semestres.

Período: Integral.

Requisitos: Estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.

Forma de ingresso: Processo seletivo público realizado anualmente para ingresso no primeiro semestre e/ou Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Número de vagas: 40

Estágio: não obrigatório, porém se o discente optar por realiza-lo deverá procurar a Coordenadoria de Extensão para formalização.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Obrigatório.

Atividades Complementares: Obrigatório.

Coordenadora do Curso: Profa. Fernanda Carla de Oliveira

 

O egresso do curso

  • Possui sólida formação em Ciência da Computação e Matemática, que o capacita a construir soluções computacionais, gerar inovação e conhecimentos científico e tecnológico, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e estender suas competências, à medida que a área se desenvolve.

  • Domina e aplica os fundamentos teóricos da área de Computação e tem consciência de como influenciam a prática profissional, da necessidade de contínua atualização e do aprimoramento de competências e habilidades.

  • Possui visão global, crítica, criativa e interdisciplinar, a qual transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de aplicação na identificação e resolução de problemas. Identifica e considera as questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas, de segurança e os impactos socioambientais.

  • Compreende a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na análise e no desenvolvimento, sendo responsável pela inovação da utilização, suporte e infraestrutura dos sistemas computacionais.

  • Age de forma reflexiva no desenvolvimento de sistemas e uso de tecnologias de computação, prevendo estrategicamente as necessidades e o impacto direto ou indireto nas pessoas e na sociedade.

  • Dissemina a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios.

  • Cria soluções computacionais e novas aplicações para o uso de computadores, individualmente ou em equipe, para problemas complexos em diversas áreas, caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação, utilizando racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar, também coordenando e supervisionando equipes de trabalho.

  • Executa e fiscaliza obras e serviços técnicos.

  • Usa criatividade e identifica as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes, atuando de forma empreendedora, holística e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo, em um mundo globalizado do trabalho.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página