Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Mostra de filmes tem como tema "Olhares da/para a negritude no Brasil"

Mostra de filmes tem como tema "Olhares da/para a negritude no Brasil"

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 16h46 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2022, 16h48 | Acessos: 1414

CRÍTICA - 1ª Mostra de Filmes do IFSP-SBV é organizada pelo Laboratório de Humanidades. Entre os dias 17 e 18 de novembro o Laboratório de Humanidades, sob a Coordenação da Profa. Dra. Renata Tamaso, realizou CRÍTICA a 1ª. Mostra de Filmes do IFSP-SBV. A mostra teve como tema "Olhares da/para a negritude no Brasil" e fez parte da Semana da Pluralidade e Multiculturalismo, organizada pela Coordenadoria Sociopedagógica do câmpus.

Entre os dias 17 e 18 de novembro o Laboratório de Humanidades, sob a Coordenação da Profa. Dra. Renata Tamaso, realizou CRÍTICA - 1ª Mostra de Filmes do IFSP-SBV. A mostra teve como tema "Olhares da/para a negritude no Brasil" e fez parte da Semana da Pluralidade e Multiculturalismo do Câmpus.

Os filmes foram produzidos por estudantes dos 3ºs. anos dos cursos Técnicos em Eletrônica e Informática Integrados ao Ensino Médio com base em pesquisas feitas pelos (as) alunos e alunas em bancos oficiais como IBGE, IPEA, Senado, Câmara dos Deputados, STE, Observatório da Violência da USP, assim como em redes sociais de coletivos negros ou individuais como Geledés, Notícia Preta, Alma Preta, Africanize, Ad Junior, Nátaly Neri, Emicida, entre outras.

Com base nos dados coletados os(as) estudantes realizaram filmes de, no máximo, 05 minutos que foram exibidos na mostra e estão sendo avaliados por um júri técnico na Categoria 1- Voto da Crítica, formado por profissionais de diversas áreas, como sociólogos, antropólogos, profissionais da arte e da cultura, representante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP), professores e educadores, assim como três representantes do NUPEPA (Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual) da USP, UFRGS e Universidade Nova de Lisboa.

Além disso, as melhores produções também podem ser votadas na Categoria 2 - Voto do Público. Para participarem dessa votação, basta assistir aos filmes e votar no Formulário Google.

** Aproveitem para assistir e votar nas melhores produções de nossos(as) alunos(as)!

Links a seguir:

* Filmes 01 a 04 - Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio - https://youtu.be/dG8Dyj1f2PM

* Filmes 05 a 09 - Curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio - https://youtu.be/N182Qo3G_aY

Link - VOTO DO PÚBLICO - VOTE CLICANDO AQUI

Divulgação do evento

Alunos e alunas do curso Técnico em Informática, professora Renata e os convidados Edson Elídio (Professor e Doutorando em Artes) e Marcos Pereira (educador e capoeirista). Auditório do IFSP-SBV, 17/11/2022.