Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Grupo de pesquisas do câmpus lança coleção de livros sobre Educação Científica
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisas do câmpus lança coleção de livros sobre Educação Científica

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 11h37 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 14h39 | Acessos: 1403

Educar para a ciência desde a educação infantil é possível? Coleção de livros a ser lançada por grupo de pesquisa sanjoanense garante que sim! Lançamento ocorre no próximo dia 18 de novembro e deve reunir autores, professores, autoridades, imprensa e comunidade geral.

 

 

Da infância à maturidade, coleção estimula que ciência esteja em todos os momentos da vida escolar

Por que o céu é azul? Por que ontem não é hoje? Por que o sabão faz espuma? Se você tem filhos, sobrinhos, alunos ou já conviveu com crianças por mais de duas horinhas, provavelmente, se deparou com essas questões. “Somos naturalmente curiosos e a curiosidade é uma das primeiras molas propulsoras na criação do pensamento científico”, explica a professora, doutora, líder do grupo de pesquisas aCOMTECe, Rosana Ferrareto. 

O problema é que essa curiosidade vai sumindo com o passar do tempo e o pensamento científico, esse, nem chega a se desenvolver. “A educação científica precisa ser incentivada, tal qual uma pequena borboleta, ela deve passar por todas as fases de desenvolvimento e receber material suficiente que lhe dê suporte para crescer”, pontua Rosana.  

É essa a missão da coleção de livros de bolso ou pocket books que o grupo de pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe, vinculado ao IFSP de São João da Boa Vista, São Paulo e cadastrado no CNPQ, lança no próximo dia 18 de novembro. 

São cinco volumes, assinados por diferentes autores. Cada volume tem 3 capítulos voltados a uma etapa da educação: um livro foca o universo infantil, conversa com pais, educadores; outro abarca a extensa faixa etária do fundamental e mescla linguagens; outro fica com o ensino médio; uma obra dedica-se à graduação e, por último, um livro fala diretamente com pós-graduandos. 

O grupo garante que a ideia é estimular a educação, para a ciência,  de professores, pais e estudantes, incluindo a ciência no cotidiano da sociedade. A ciência é divertida e precisa estar presente na escola, em casa, nas redes sociais. “A coleção vai acompanhar crianças, pais e, principalmente, professores nessa grande aventura de transformação”, finaliza Rosana Ferrareto.

 

Sobre o lançamento

 

Lançamento Coleção Pocket Books Educação é Metamorfose

18 de novembro de 2022 às 19h

Livraria Canto do Saber, Av. Dona Gertrudes, 184 Loja 4

São João da Boa Vista

 

Sobre o aCOMTECe

 

O aCOMTECe foi fundado em 2019 no IFSP de São João da Boa Vista a partir dos trabalhos do Laletec, projeto de extensão que atua na educação científica desde 2015. De acordo com a liderança do grupo, “aCOMTECe significa “acontecer”: COM = comunicação; tece = texto e TEC = tecnologia”. Hoje o aCOMTECe atua em quatro eixos: teoria linguística, educação, tecnologia e comunicação.

 

Para saber mais 

 

Diretório do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2031602251685513 

E-mail:

Websites: https://acomtece.sbv.ifsp.edu.br; https://laletec.sbv.ifsp.edu.br

Redes sociais: https://www.instagram.com/acomtece/; https://www.youtube.com/laletec; https://www.facebook.com/laletecifsp  

Fim do conteúdo da página