Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Professor do IFSP-SBV conquista título de Doutor pela universidade na Espanha
Início do conteúdo da página

Professor do IFSP-SBV conquista título de Doutor pela universidade na Espanha

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 18h18 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 18h23 | Acessos: 1682

André Plez, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Câmpus São João da Boa Vista, conquistou o título de Doctor en Ciencias de la Educación pela Universidade de Granada, na Espanha

André Plez, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Câmpus São João da Boa Vista, conquistou o título de Doctor en Ciencias de la Educación pela Universidade de Granada, na Espanha. O título europeu foi alcançado graças a um convênio de cotutela estabelecido entre a universidade espanhola e a Universidade São Francisco (Itatiba/SP), na qual obteve também o título de Doutor em Educação. A cotutela na cidade de Granada foi cumprida nos meses de setembro a dezembro de 2021, graças ao Afastamento para Qualificação e a bolsa disponibilizada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - Capes), que oportunizou seus estudos na Facultad de Ciencias de la Educación da universidade espanhola. Seu diretor de tese (orientador no exterior) foi o Prof. Jesús Domingo Segovia, catedrático da universidade na área de Didática e Organização Escolar.

A estância no exterior teve como objetivo cumprir o convênio de cotutela firmado entre as duas universidades, com o intuito de conseguir a dupla titulação, algo inédito no âmbito da Pós-Graduação da Universidade São Francisco, estando alinhado com as estratégias de internacionalização de ambas as instituições.

Além disso, a partir do seu projeto de pesquisa intitulado “Dialogia e amorosidade na constituição do sujeito-professor: diálogos entre Bakhtin e Freire na educação de um mundo em mutação”, foi possível o desenvolvimento de várias atividades acadêmicas para completar sua formação doutoral, principalmente no enfoque da “investigação (auto)biográfica e narrativa em educação”, enriquecendo sua proposta de investigação.

O pós-graduando participou do grupo de investigação e linha de investigação do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da Universidade de Granada (Curriculum, organização e formação para a equidade na sociedade do conhecimento) e na linha específica do Prof. Jesús Domingo, a investigação (auto)biográfica e narrativa. Ainda, ministrou palestras na escola internacional de pós-graduação em ciências da educação, a partir do seu projeto de investigação, com enfoque na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin e seu Círculo.

Ademais, André participou como professor colaborador dos projetos I+D+i (Investigación, desarrollo e innovación), sendo um projeto nacional e, outro, Andaluz; e do projeto FEDER (Fondo Europeo de Desarrollo Regional).

“Foi uma grande honra e privilégio poder estudar em uma das melhores universidades da Espanha, fundada em 1531, ainda mais com a orientação do Prof. Jesús Domingo, um dos maiores especialistas no enfoque (auto)biográfico e narrativo. Além disso, a experiência internacional e a dupla titulação serão de grande avanço em minha formação como professor-pesquisador. E ter participado da equipe de investigadores internacionais e de realizar atividades formativas e acadêmicas fora do Brasil foi uma experiência transformadora”.

Sua pesquisa no Brasil foi orientada pela Profa. Dra. Milena Moretto, e teve como objetivo investigar o percurso do pesquisador através de narrativas reflexivas, em consonância com as vozes de quatro professores da área de Linguagens do Instituto Federal de São Paulo, tendo como instrumento de produção de dados a Entrevista Narrativa. Além do método (auto)biográfico e narrativo, a pesquisa teve como base teórica a perspectiva enunciativo-discursiva de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, em diálogo com as propostas pedagógicas e democráticas de Paulo Freire.

 

   

Fim do conteúdo da página