Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia IFSP Câmpus São João da Boa Vista - 2022

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 16h14 | Última atualização em Sexta, 28 de Outubro de 2022, 17h12 | Acessos: 5637

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022 ocorrerão entre 17 e 21 de outubro de 2022 no Câmpus São João da Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SBV). Este evento está integrado com as atividades desenvolvidas pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério de Ciência e Tecnologia. O tema deste ano é "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".

Cartaz da Semana com a programação das palestras

Em nosso câmpus, foram planejadas diversas atividades e minicursos que podem ser realizados por toda a comunidade de São João da Boa Vista e região. Durante os dias 17, 18, 19 e 20 de outubro, o câmpus IFSP-SBV está de portas abertas, nos períodos matutino e vespertino, para receber à comunidade de São João da Boa Vista (escolas, empresários e população) para visitar os laboratórios temáticos com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos,professores e técnico-administrativos do IFSP-SBV.

O IFSP promove, entre os dias 17 e 21 de outubro, uma programação integradapara a 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil".  A semana acontece todo ano e todas as atividades são abertas a todos os interessados. Estima-se que por volta de 1500 pessoas, entre alunos e público externo, nos prestigiem.

A programação, coordenada pela Coordenadoria de Extensão, contempla palestras e mesas redondas com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. Todos os participantes terão direito a certificado ao realizar inscrição prévia.

O Câmpus São João da Boa Vista do IFSP apoiará a programação geral e também oferecerá uma programação específica ampla e variada, considerando a demanda dos cursos, projetos e grupos de extensão e pesquisa do câmpus. Essas atividades estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Extensão (CEX) do câmpus, com apoio da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI),  Coordenadoria de Manutenção, Almoxarifado e Patrimônio (CAP), Diretoria Adjunta Educacional (DAE) e Diretoria Geral (DRG).

A SNCT tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Neste ano, o evento tem a proposta de mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

Teremos várias palestras e minicursos durante a semana, dentre elas:

Mesa redonda com a participação de egressos, empresários, discentes, docentes e comunidade.

Mesa redonda: Histórias em Quadrinhos e a Ciência: Existe uma Contradição?

Minicurso: Oficina de Python e Machine Learning

Palestra: Empreendedorismo como opção de carreira

Minicurso: Introdução ao software MAXIMA

Palestra: Panorama da Agricultura Sustentável no Brasil