Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Mudanças nos serviços da Google oferecidos ao IFSP

Mudanças nos serviços da Google oferecidos ao IFSP

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 14h33 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 17h03 | Acessos: 1885

IN 10/2022 expõe a necessidade de excluir arquivos de contas @ifsp.com.br ou @aluno.ifsp.edu.br que estão salvos no Google Drive. Medida não afeta e-mails.

Em dezembro de 2020, o Comitê de Governança de TI do IFSP aprovou o uso da solução Google Workspace for Education para os servidores administrativos. O serviço, que já estava em uso pelos alunos e professores desde 2018, se mostrou como uma solução para os crescentes custos de manutenção do serviço do e-mail administrativo local.

Na ultima reunião realizada no dia 13 de setembro, pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), foi explanado a IN 10/2022. Essa IN define mudanças necessárias no serviço oferecidos a servidores e alunos pela reitoria, pois a Google mudou arbitrariamente o espaço destinado a instituição que antes era ilimitado para apenas 100TB.

A fim de possibilitar a continuidade dos serviços prestados, priorizando a manutenção do serviço de e-mail, o Comitê de Governança Digital do IFSP definiu:

Não há previsão de espaço de armazenamento individual para usuários, sejam servidores ou alunos. O espaço reservado à instituição será destinado apenas à manutenção do e-mail dos alunos e servidores. Sendo assim, os arquivos salvos em Google Drive de e-mails institucionais serão excluídos a partir de 02 de outubro.  Portanto, caberá aos usuários a realização de download dos arquivos presentes no espaço.

Leia o comunicado completo aqui.

IN 10/2022 expõe a necessidade de excluir arquivos de contas @ifsp.com.br ou @aluno.ifsp.edu.br que estão salvos no Google Drive. Medida não afeta e-mails.

Tutoriais:

Tutorial de como ver e baixar os arquivos em Google Drive

Tutorial de como usar o serviço do OneDrive com e-mail institucional