Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Chamada Pública: Captação de apoio à realização da Semana de Tecnologia 2022 (17 a 21/10)

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 22h36 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 09h42 | Acessos: 2143

Publicado o Edital de chamamento público que visa atrair apoio de pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, para a realização das atividades que ocorrerão no mês de outubro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP, Câmpus São João da Boa Vista.

Para acessar o Edital, clique aqui

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

O tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para este ano é "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil". Conforme o MCTI, O tema de 2022 propõe a integração da SNCT às comemorações que buscam refletir sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

São realizadas, por meio da SNCT, diversas ações de divulgação científica como tendas da Ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, ida de cientistas às escolas, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios e TVs, dentre outros.

O Público-alvo são estudantes do IFSP, além do público externo, tais como escolas estaduais de São João, além de empresas.

Os principais objetivos da Semana Nacional são:

• Promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos;
  •  Promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais;
  • Estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as camadas da sociedade brasileira, em especial as socialmente vulneráveis;
  • Estimular a realização de atividades e a produção de material para divulgação junto a meninas e mulheres;
  • Promover ações e programas participativos e plenamente acessíveis, que visem à ampliação da abrangência, da circulação e da multiplicação de atividades institucionais de divulgação e popularização da ciência;
  • Valorizar eventos científico-culturais e ações de divulgação e popularização da ciência, que estimulem práticas interdisciplinares ou transdisciplinares como palestras, cursos, oficinas, mostras, exposições, festivais, concursos, desafios, atividades que conectem arte e ciência e outras ações de divulgação para o público em geral ou setores específicos;
  • Aumentar o número de Municípios e Estados que desenvolvem atividades e eventos de popularização da ciência, bem como do público atendido e sua abrangência.

Referência disponível em: <https://semanact.mcti.gov.br/o-que-e-a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/>

No Câmpus São João da Boa Vista do IFSP, a programação prevista para 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é:

Segunda-Feira (17/10/2022)

• Manhã e Tarde: Organização dos espaços, montagem de laboratórios e salas.
  • Noite: Abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022

Terça-Feira (18/10/2022)

• Manhã e Tarde: Visitação das Escolas da Cidade no IFSP-SBV para participação das atividades previstas
  • Noite: 1ª Mostra De Trabalhos Acadêmicos do Câmpus São João Da Boa Vista (1ª MOSTRAC) / Minicursos, Palestras e Atividades Culturais

Quarta-Feira (19/10/2022)

• Tarde: 1ª Mostra De Trabalhos Acadêmicos Do Câmpus São João Da Boa Vista (1ª MOSTRAC)
  • Noite: Minicursos, Palestras e Atividades Culturais

Quinta-Feira (20/10/2022)

Manhã e Tarde: Visitação das Escolas e Empresas da Cidade no IFSP-SBV para participação das atividades previstas

Noite: Minicursos, Palestras e Atividades Culturais

Sexta-feira (21/10/2022)

Organização dos espaços utilizados, se necessário.

As condições para realização do apoio ao evento estão descritos no item 2 do edital.

As concessões aos apoiadores (como divulgação da marca, logotipo, nomes, entre outros) constam no item 3 do edital.

Mais informações estão disponíveis no Edital DRG-SBV 034/2022, de 31 de agosto de 2022.

Em caso dúvida entrar em contato através do e-mail  ou pelo telefone (19) 3634-1116.