Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Equipe com alunos do IFSP se classifica em 1º lugar no evento regional da OBSAT

Equipe com alunos do IFSP se classifica em 1º lugar no evento regional da OBSAT

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 16h23 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 16h57 | Acessos: 2160

No dia 07 de agosto, a equipe ICARUS, formada por alunos do Instituto Federal e da Unesp, participou da terceira fase regional da 1ª OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI)

No dia 07 de agosto, a equipe ICARUS formada por alunos do Instituto Federal e da Unesp, participaram da terceira fase regional da 1ª OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI). Site: https://www.obsat.org.br/.

A OBSAT divide-se em quatro fases sendo a primeira, a definição do projeto; a segunda, a montagem do projeto; a terceira, avaliação e lançamento do projeto em balão atmosférico (altitude de 20.000 metros); e a quarta fase, para um lançamento em estratosfera a ser definido para as melhores equipes dentre as campeãs das fases regionais. As equipes são compostas de 2 a 4 alunos nos níveis fundamental(N1), médio(N2) e universitário(N3). A competição envolve a montagem de um CUBESAT, que é um satélite de dimensões reduzidas, mas com total funcionalidade e muito difundido no meio acadêmico. Diversos Cubesat´s são lançados todos os anos, aproveitando espaço de carga livre em lançamentos de outras missões, sendo a NASA um dos grandes incentivadores destes lançamentos(https://www.nasa.gov/mission_pages/cubesats/index.html)

Os alunos Adriano César de Souza Pereira e Kayque Batista de Oliveira, do curso Engenharia de Controle e Automação, estiveram representando a equipe ICARUS na fase 3 da primeira etapa da região sudeste. A equipe conta também com os alunos João Pedro Bineli Alves e Kevin Cohim Hereda de Freitas Marinho, do curso de Engenharia Aeronáutica da UNESP- Campus São João da Boa Vista. A tutoria da equipe foi representada pelo professor Daniel Espanhol Razera.

No Evento da terceira fase da OBSAT, realizada em conjunto com a LASC(Latin America Space Challenge)(https://www.lasc.space/) na cidade de Tatuí, a equipe ICARUS ficou em primeiro lugar na categoria N3 desta etapa regional. O feito foi bastante comemorado pela equipe, que montou seu satélite sem recorrer a kits pontos, o que apresenta alguns contratempos extras, mas que foram resolvidos com muito empenho por parte dos alunos. Todas as etapas do projeto foram realizadas pelos alunos, desde a definição da missão, compra dos componentes , testes em separado, ensaios de componentes, e a montagem final, quando então a programação dos módulos em conjunto foram extensamente testados.

Durante a competição, o CUBESAT da ICARUS foi testado com o acompanhamento do aluno Adriano como capitão da equipe. Os testes realizados foram físicos(dimensões e massa), isolamento térmico e da bateria, resistência vibração mecânica, proteção contra interferência eletromagnética, Envio de dados para uma sonda por Wi-Fi e gravação de dados em cartão SD.

A missão escolhida pelos alunos foi a de analisar o comportamento de um satélite em orbita, e com isso, criar um estudo com dados suficientes para que futuras equipes possam definir missões realizáveis em um ambiente tão hostil quanto o espaço, baseadas nos conhecimentos adquiridos com este primeiro satélite.

A equipe ICARUS agradece o incentivo e auxilio prestado pelos servidores e dirigentes do IFSP e da UNESP. Outras OBSAT podem ser realizadas nos anos seguintes e espera-se que o exemplo desses alunos incentive outros a se unirem em equipes e participarem desses eventos. E, ainda, que novas parcerias vitoriosas entre o IFSP e UNESP de São João da Boa Vista possam acontecer.

Foto com os alunos Adriano César de Souza Pereira, Kayque Batista de Oliveira e o tutor da equipe representando os demais alunos na premiação.