Curso de Licenciatura promove atividade de capacitação com Companhia Teatral Inclusiva
Integrantes da Companhia Teatral "Ser diferente", de São João da Boa Vista, realizaram uma atividade de capacitação com os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Campus do Instituto Federal. A atividade ocorreu no auditório do Bloco A e foi organizada pelos docentes Lucas Labigalini Fuini e Valdirene Sipressa, na disciplina "Projeto integrador 1" , que trata da relação entre Ciência, Cultura/Arte e Educação.

A Companhia Teatral "Ser Diferente" surgiu em 2019 e tem se destacado no cenário nacional como uma companhia que recebe atores atípicos. Durante a apresentação, os diretores Cecília Marcondes e Onofre Gonçalves trataram da origem da companhia, suas peças principais e sobre os desafios de se realizar o recrutamento, ensaios e acompanhamento do elenco de atores típicos e atípicos. Houve, também, a participação do figurinista Márcio da Silva, explicando como são feitas as roupas, figurinos e cenários das peças.

Representaram ainda a companhia o auxiliar de figurino, Vinicius Leão Santos e a assessora Tammy Paola dos Reis. Ao final, foi feita uma dinâmica com o público participante. Os docentes e estudantes avaliaram como positiva a apresentação, pois foi possível compreender como o teatro pode servir como ferramenta de inclusão e também de educação inclusiva, abordando temas que dialogam com o universo das ciências, como foi a caso da última montagem da companhia intitulada: "Um sorriso para o mundo não acabar". Mais informações sobre a companhia e suas atividades podem ser encontradas no site (https://www.ciaserdiferente.com/) e Instagram (https://www.instagram.com/ciaserdiferente/)

Redes Sociais