Modelo de Mediação de Conflitos do IFSP consolida expansão nacional em 2025
Iniciativa percorreu o país capacitando comissões e gestores de Instituições Federais, irradiando a filosofia de humanização nas relações de trabalho.
O ano de 2025 consolidou o Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos (NRPC) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) como uma referência na administração pública. A metodologia, que busca atuar com humanidade dentro da legalidade e "enxergar as pessoas por trás dos cargos", ultrapassou as fronteiras estaduais. A convite de diversas instituições, o projeto percorreu o Brasil promovendo capacitações e trocas de experiências. Confira a trajetória dessa expansão:

Sudeste: O Início das Parcerias
A trajetória de expansão iniciou-se na região Sudeste com o CEFET-MG, a primeira instituição a acolher a visão estratégica do projeto. Ainda na região, houve uma importante troca de experiências com a UFES, fortalecendo o diálogo interinstitucional.
Nordeste: Primeiras Conexões
Em seguida, o NRPC chegou ao Nordeste. No IFCE, o trabalho foi voltado para a comissão de ética local. Na sequência, a equipe atuou na UFRN, capacitando comissões essenciais para a harmonização das relações de trabalho e discentes junto à Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas daquela universidade.
Sul: Acolhida na Cidade dos Ventos
A expansão seguiu para a região Sul, onde a equipe esteve no IFRS - Campus Osório. A visita foi marcada pela excelente acolhida dos servidores gaúchos e pelo fortalecimento dos laços institucionais.
Centro-Oeste e Norte: Integração e Diversidade
Conectando o centro e o norte do país, o projeto esteve na UFMT, em Cuiabá, recebendo o calor humano característico da região. Posteriormente, a equipe desembarcou em Rondônia para atuar junto ao IFRO e à UNIR. Nestas instituições, gestores e mediadores foram capacitados por em 18h semanais, 3 dias na semana. Sempre das quartas-feiras às sextas-feiras, garantindo o cumprimento sem qualquer prejuízo das atividades docentes no campus São João da Boa Vista.
Retorno ao Nordeste e Encerramento do Ciclo
Na reta final de 2025, o NRPC foi acionado pela ESAFI - Escola do Servidor Público , empresa privada, atendida nos limites de atuação da Lei 12.722/2012, em Fortaleza, atendendo órgãos como a Companhia das Docas-RJ, Hemobrás e a Polícia Militar do Acre.
O ciclo foi encerrado em Petrolina, no IF Sertão-PE. O Reitor da instituição, Prof. Jean Alencar — um dos capacitados pelo Núcleo —, descreveu o momento afirmando que a Mediação de Conflitos do IFSP "irradiou a sua prática exitosa".
Agradecimentos e Legado
A realização deste trabalho contou com o apoio fundamental da Reitoria do IFSP, que apostou na mediação de conflitos como ferramenta de gestão, e dos colegas do Campus São João da Boa Vista pelo suporte operacional.
O professor Ademar, coordenador-geral do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos do IFSP avalia as ações: "Estou realizado de ter pensado, criado e lutado por este núcleo. Hoje buscamos enxergar o humano, cuidando de humanos dentro da administração pública. Agradeço a gentileza do povo brasileiro que me recebeu como se eu estivesse em casa". Diante disso, o NRPC encerra o ano celebrando os resultados positivos e projetando novos horizontes com novas parcerias com instituições para 2026.
Órgãos públicos atendidos pelo NRPC: Ministério das Cidades, CEFET-MG, UFES, UFRN, IFCE, IFRS, UFMT, IFRO, IFSERTAOPE, UNIR. Para 2026, estão já agendados IFBA, UFVJM, IFMG e retornos em órgãos já visitados.
Acompanhe algumas fotos do percurso de capacitação
Texto: Prof. Dr. Ademar Bernardes Pereira Junior
Revisão: CDI IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 17/12/2025

Redes Sociais