Alunos do Campus SBV vão para última fase da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial
Vinte e dois alunos do IFSP - Campus São João da Boa Vista participaram da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA). A competição teve por objetivo promover o letramento digital e incluir o tema da Inteligência Artificial no ensino básico, além de selecionar alunos para participar da Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial. A olimpíada foi estruturada em quatro fases e os alunos Francisco Garcia (4º ano do ensino médio integrado em informática) e Maria Eduarda (3º ano do ensino médio integrado em informática) avançaram para a última fase e ficaram entre os 200 melhores alunos do país.
Maria Eduarda declarou que "participar da ONIA foi, de fato, uma experiência árdua. Por ser a primeira edição, não tinhamos um direcionamento certeiro para estudos, o que tornava cada fase mais difícil, pois seus saltos de complexidade eram consideráveis. Creio, que todos os participantes sentiram isso. Mesmo nessas condições, com a ajuda dos professores Gabriel Alves e Arthur Oliveira e, também, o companheirismo entre os poucos participantes que resistiram até o fim, a jornada não se tornou menos desafiadora. Foi muito cativante, além do fato de termos sido apresentados a uma gama significativa de novos assuntos e conhecimentos da área de tecnologia."
Já para Francisco, "participar da ONIA foi uma experiência única, pois, no início, aprendemos coisas bem básicas como algumas curiosidades da IA, além de desconstruir alguns mitos. A partir daí, o nível de conhecimento nos dado se tornou mais amplo aonde mesmo partindo do zero, consegui adquirir um conhecimento sobre a IA e como ela afeta o mundo ao nosso redor. Além disso, aprendi como a IA interage no mundo real e no cotidiano em várias coisas que não fazemos ideia".
O campus parabeniza e agradece o esforço e a participação de todos os alunos que participaram desta olimpíada.
Redes Sociais