Alunos do IFSP - Campus São João da Boa Vista participam da OMIF 2025
Na última quinta-feira, 15 de maio, mais de 30 estudantes dos cursos técnicos integrados do Campus São João da Boa Vista participaram da prova, da primeira fase, da OMIF 2025 (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais). A aplicação foi feita pelo professor de matemática, Felipe Mascagna Bittencourt Lima. A OMIF ocorre desde 2018 e, desde então, o docente atua como coordenador local, ficando responsável pela aplicação da prova, correção, envio de dados, acompanhamento dos alunos para a segunda fase etc. Felipe ainda participa da comissão organizadora da OMIF, sendo um dos responsáveis pela realização da olimpíada em nível nacional. "Nos últimos anos tenho atuado como coordenador da Comissão de Provas, sendo o responsável pela elaboração das provas das duas fases (captação de questões, elaboração, aperfeiçoamento de escrita, revisões etc), aplicação das provas, premiações (medalhas), entre outras coisas" explica.
A participação nas olimpíadas de matemática, de modo geral, incentiva e promove o estudo da disciplina, oferecendo ao aluno a possibilidade de obtenção de medalhas. Além disso, os classificados para a segunda fase da OMIF participam de um evento.
Saiba mais sobre a OMIF
A OMIF é realizada em duas etapas.
* A primeira consta apenas de uma prova.
* A segunda é um evento de três dias que ocorrerá no IFPR, em novembro desse ano. No primeiro dia, os alunos classificados fazem uma prova. No segundo, participarão de minicursos, palestras e oficinas relacionadas ou não à matemática, podendo o aluno decidir de quais deseja participar. Enquanto estão nas atividades, as provas vão sendo corrigidas. No terceiro e último dia será realizada a cerimônia de fechamento, para premiação e entrega das medalhas. A segunda fase é muito interessante pelo fato de reunir discentes e professores de diversas partes do país, com sotaques e culturas diversas.
* A OMIF é uma olimpíada oferecida apenas aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das escolas federais.
* A prova da primeira fase conta com 21 questões de múltipla escolha, divididas em 3 níveis: Sete questões de Nível 1 (valendo 3 pontos cada), sete questões de Nível 2 (valendo 4 pontos cada) e sete questões de Nível 3 (valendo 5 pontos cada).
* Serão classificados, em nível nacional, os alunos com as 150 melhores notas na fase I. Excluindo-se estes, o melhor estudante de cada campus participante também estará classificado. Deste modo, espera-se cerca de 450 classificados para a etapa II.
* A prova de segunda fase é dissertativa, com 5 questões.
Mais informações podem ser obtidas no site da OMIF: https://omif.com.br/
Redes Sociais