Iniciação Científica no IFSP - Campus São João gera publicação de vários artigos científicos
Durante os anos de 2019 e 2020, foi realizada uma iniciação científica ofertada nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química e Física, que contou com a participação da aluna Mariana Lubarino Vilas Boas e da professora orientadora e desenvolvedora do projeto, Andréia Silva Abbiati. A iniciação científica foi inicialmente financiada pelo PIBIFSP-AF, com bolsa de R$ 400,00 mensais. Posteriormente, foi convertida para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e/ou Tecnológica (PIVICT-IFSP), sem bolsa, pois a aluna começou a lecionar durante o período da pesquisa.
A iniciação científica teve como tema: "A implementação da meta 6 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) no município de São João da Boa Vista/SP". O projeto possui como resumo:
"Com o advento da Constituição de 1988 e com a abertura política, a discussão educacional acerca da ampliação do tempo de permanência da criança na escola e, consequentemente, da efetivação de uma jornada escolar de tempo integral vem sendo ampliada e tem impulsionado a implementação de políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal. Nessa mesma direção, o Plano Nacional de Educação, aprovado para o decênio 2014-2024, determinou, em sua meta 6, aumentar a oferta da educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, de forma a atender ao menos 25% dos alunos da educação básica ao longo de sua vigência. Considerando a relevância do poder local para o processo de formulação e implementação de políticas educacionais, o objetivo do projeto é investigar a materialização da meta 6 do PNE (2014-2024) no município de São João da Boa Vista. A metodologia da pesquisa terá como referência a abordagem qualitativa, com a utilização do estudo de caso. Os procedimentos metodológicos serão o estudo da bibliografia concernente à temática, análise documental da legislação e de outros documentos oficiais, bem como análise dos dados quantitativos relacionados ao alcance das metas e/ou estratégias previstas no plano de educação do município."
As etapas realizadas durante a iniciação foram:
- Levantamento de artigos relacionados à temática na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO);
- Análise, compilação e fichamento da bibliografia;
- Coleta dos planos (nacional e municipal) de educação e de documentos produzidos pelo Ministério da Educação, Prefeitura de São João da Boa Vista/SP, Câmara Municipal e Secretaria de Educação;
- Produção do relatório parcial;
- Análise dos documentos coletados;
- Levantamento de dados quantitativos relacionados ao cumprimento das metas e/ou estratégias da educação em tempo integral;
- Análise dos dados quantitativos;
- Elaboração do relatório final.
O primeiro procedimento, o levantamento de artigos, resultou na publicação do artigo: "A educação em tempo integral nas publicações periódicas: apontamentos iniciais", publicado na Revista @mbienteeducação, e em sua apresentação na “3ª Mostra Científica”, realizada em 7 de dezembro de 2019, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.
Posteriormente, o aprofundamento realizado por meio dos fichamentos dos artigos coletados levou à publicação do artigo: "A educação (em tempo) integral no Brasil: um olhar sobre diferentes experiências", na revista Política e Gestão Educacional (Online), v. 24, p. 1573-1597, 2020. Este artigo explora diferentes visões de autores sobre a educação integral e a educação em tempo integral, organizando as informações coletadas em unidades temáticas. Esse artigo também teve sua versão publicada em inglês, cuja tradução, no valor de R$ 980,00, foi financiada pelo Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos – PIPECT 2020.
Por fim, foi realizada uma análise aprofundada dos documentos oficiais de São João da Boa Vista, incluindo a Lei Orgânica Municipal, o Plano Municipal de Educação (2015-2025) e o contato direto com o Departamento Municipal de Educação, que forneceu as informações necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. Essa etapa correspondeu à parte de análise quantitativa do projeto, na qual foram avaliados os dados divulgados pelo INEP no Painel de Monitoramento do PNE. Essa análise resultou na apresentação do projeto na 14ª Reunião da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) – Sudeste (2020), além da publicação do resumo expandido "A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO: UMA ANÁLISE DA META 6 DO PNE (2014-2024) NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP", nos anais do evento.
Após o encerramento da iniciação científica, decidiu-se atualizar o último artigo desenvolvido, incorporando os últimos dados disponibilizados pelo INEP no ano em que se encerra o decênio do Plano Nacional de Educação (2014-2024). O artigo completo, "A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM FOCO: UMA ANÁLISE DA META 6 DO PNE (2014-2024) NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP", foi publicado na VERUM: Revista de Iniciação Científica, em dezembro de 2024.
Os dados revelaram que São João da Boa Vista atingiu, quantitativamente, a meta 6 proposta no PNE. No entanto, é necessário envidar esforços no sentido de garantir o cumprimento da meta também do ponto de vista qualitativo, evidenciando a necessidade de novos estudos relativos à temática.
Os artigos podem ser encontrados nos links a seguir:
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/920
https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13545
https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/1647
Resumo expandido:
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