Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento reflete sobre "60 anos da Ditadura militar"

 

  • Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2024, 10h38
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 10h43
  • Acessos: 248

No dia 04/04/2024 foi realizado, online e presencial, um evento sobre os "60 anos da Ditadura militar", voltado a pensar nesse período da história do Brasil e a importância da luta pelos direitos humanos, bem como pela memória daqueles que foram perseguidos e mortos nesse período de suspensão dos direitos civis e políticos (1964-1985). Este evento foi organizado pelo Projeto de extensão em "Direitos humanos", do IFSP-SBV, através do coordenador pelo Prof. Hélio Rios, em parceria com as Faculdades Euclides da Cunha (FEUC), de São José do Rio Pardo, por meio do docente Prof. Miguel Paião, com apoio do curso de Pós-graduação em Humanidades, por meio de sua coordenação e colegiado de curso. 

 

 

Para tratar do tema, foi ministrada uma palestra pelo Sr. Adriano Diogo, geólogo e ex- deputado estadual e vereador em São Paulo, e que foi perseguido político, preso e torturado durante a Ditadura militar, ficando mais de 1 ano preso no Presídio Tiradentes. O convidado abordou, em uma fala de cerca de 1 hora, sobre os fatos históricos e golpes de Estado ocorridos no Brasil, chegando ao período que antecedeu 1964 e aos desdobramentos desse período de mais de vinte anos.

 

 

O palestrante respondeu às perguntas na sequência vindas dos participantes via chat e no presencial. Discentes, docentes e TAEs avaliaram como positiva a atividade e como forma de se refletir sobre esse momento da história, no sentido da luta contínua pelo aprimoramento do Estado democrático de direito brasileiro e pelo direito à memória e verdade sobre os desaparecidos.

 

 

 

Fim do conteúdo da página