IFSP e IFSULDEMINAS iniciam projeto de impulsionamento dos cafés da Região Vulcânica

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h40
  • Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 14h03

1Nessa quarta (03/04), gestores da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, do IFSP e do IFSULDEMINAS realizaram um encontro presencial no Campus Poços de Caldas, para alinhamento e início do projeto de impulsionamento dos cafés da Região Vulcânica, que beneficiará a cafeicultura familiar de 12 municípios sul mineiros e do leste paulista.

O projeto será realizado através da conquista de R$ 1,6 milhão de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), através do apoio do Ministro Paulo Teixeira em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e IFSP - Campus São João da Boa Vista.

Até o momento, já foram investidos R$ 799.200,00 para a aquisição de ambiente modular e oferta de bolsas para a execução do projeto. O ambiente modular será utilizado para a implantação da sede da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica dentro da Cidade da Inovação, que será construída no terreno anexo ao IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas Campus, terreno este que foi recentemente doado pela Prefeitura Municipal com o apoio da Câmara Municipal. Além da sede, também será construído o Centro de Referência do Café da Região Vulcânica, que abrangerá um laboratório para torra, degustação e equipamentos de análise organolépticas e derivados da planta e fruto. No laboratório, serão ofertados cursos regulares para toda a comunidade e associados da Região Vulcânica. A equipe de bolsistas também realizará visitas técnicas às propriedades para dar suporte aos produtores.

As obras da sede e do laboratório começarão nos próximos meses. Agora em abril, devem chegar mais R$ 561.900,00 e, em abril do ano que vem, chega ao Campus Poços de Caldas a última parcela dos recursos no valor de R$ 217 mil. Os investimentos serão voltados para a continuidade das bolsas, aquisição de materiais para eventos  e materiais permanentes. O leste paulista também foi envolvido, visto que conta com municípios cafeeiros associados à Região Vulcânica. Assim, o Campus São João da Boa Vista, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), manterá um escritório de atendimento aos produtores.

“Estar junto com o Instituto Federal de Poços de Caldas é fundamental para mostrar o quanto os Institutos Federais estão unidos para poder transformar a região, transformar a economia, por meio da pesquisa, da extensão e do ensino”, comentou o diretor-geral do IFSP - Campus São João da Boa Vista, Prof. Diego Cesar Valente e Silva.

“Nesse dia histórico, demos início aos trabalhos do projeto de impulsionamento da Região Vulcânica, projeto ambicioso que enxergou em Poços de Caldas e região a necessidade de um impulsionamento forte em relação a tudo que tem sido feito pelos cafés da Região Vulcânica”, destacou o diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves. 3

“É plantando que se consegue colher. A colheita está chegando.Têm mais coisas que estão vindo por aí, que são bons frutos pela frente. Agradeço ao IFSULDEMINAS, ao IFSP e a todos que têm nos ajudado”, mencionou o presidente da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, Marco Sanches.

Histórico das ações

As reuniões de alinhamento do projeto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministro Paulo Teixeira e parceiros se estenderam durante todo o ano de 2023. O Ministro Paulo Teixeira, inclusive, visitou o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no dia 05 de novembro, ocasião em formalizou a entrega dos recursos para o IF, tendo ainda a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Campus, os projetos da instituição e conversar com produtores da Região Vulcânica.

Texto e fotos Ascom IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Publicado em 05/04/2024