IFSP – Campus São João prepara nova Ação Integradora Ext. em Eng. de Controle e Automação

• Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2024, 11h34
  • Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 12h01

No próximo dia 26 de abril, das 9h às 11h30, o IFSP - Campus São João da Boa Vista promove mais uma Ação Integradora Extensionista em Engenharia de Controle e Automação e Comunicação. A atividade é desenvolvida em parceria com a Escola Estadual Anésia Martins Matos. Prevê a estruturação de um projeto técnico-científico pelos estudantes do IF, com a elaboração de um protótipo, que demonstre algum aspecto de automação e que atenda às necessidades da comunidade local.

A demanda surgiu em função dos estudantes externos, que queriam aprender a programar em Arduíno, em virtude do Programa de Escola em Tempo Integral (Projeto NOVOTEC), no qual os jovens podem cursar disciplinas eletivas complementares ao ensino médio.

Fases do projeto

Nesta primeira fase, em abril, os acadêmicos de Engenharia, divididos em equipes, apresentam seus protótipos e projetos à comunidade externa. Sempre são trabalhos que visam a solução de problemas, como o desenvolvimento de ventoinha automática para áreas de shopping, sensor para campainha, alimentador automático para pets, por exemplo. É um momento de acolhida e integração com atividades culturais, pausa para um café especial e troca de conhecimentos.

Em uma segunda fase, em junho, já com o protótipo finalizado, é a hora dos futuros engenheiros, por meio de um kit, acompanharem os discentes da escola parceira a montarem seus próprios protótipos.

A atividade acontece desde 2017 e integra a curricularização de extensão dentro do curso, sendo coordenada pelos professores Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Jonas Dias Faria e José Eduardo Mateus Villas Boas, por meio das disciplinas de Comunicação e Expressão, Desenho 1 e Introdução a Projetos de Engenharia.

Segundo a professora Rosa Ferrareto, “as atividades desenvolvem nos alunos habilidades de comunicação técnico-científica, bem como o registro de documentos segundo normas da ABNT e o pensamento crítico, buscando a resolução de problemas, avaliação e tomadas de decisão, contribuindo para o desenvolvimento dos acadêmicos e levando a ciência de uma forma aberta e simples, envolvendo ensino, pesquisa e extensão”.

EVENTO AIE

Ascom - IFSP  Campus São João da Boa Vista