IFSP Campus São João firma parceria com ACE para capacitação de colaboradores e gestores

• Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 10h39
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 09h28

WhatsApp Image 2024 03 14 at 10.33.21Nesta quinta, 14/03, pela manhã, foi ratificado o acordo de Cooperação Técnico Educativo entre o IFSP – Campus São João da Boa Vista e a Associação Comercial e Empresarial local (ACE), anteriormente assinado pelo reitor do IFSP, professor Dr. Silmário Santos. A parceria prevê realizar cursos voltados à educação para a vida e qualificação profissional, com oportunidades de apropriação de conhecimentos aos colaboradores e gestores, atendendo às demandas das áreas comercial e empresarial do município, bem como à comunidade, visando a preparação para vagas de trabalho. Estiveram presentes os representantes da associação: senhor Cândido Alex Pandini (Presidente da ACE) e senhor Mateus Ferrari Ananias (Gerente Administrativo da ACE). Eles foram recepcionados pelo diretor geral do campus, professor Diego Valente e equipe.

As demandas dos cursos estão sendo levantadas pela ACE com seus associados e serão enviadas ao Instituto Federal para análise de viabilização. Entre elas, uma já está em processo: formação para a área alimentícia nos comércios (bares, restaurantes etc). Este é o primeiro acordo de cooperação firmado entre as partes e terá duração de 24 meses.

O público-alvo será formado por associados (gestores e colaboradores) e, sempre que possível, interessados em vagas de emprego nos setores comerciais e industriais de São João. A ideia é qualificar trabalhadores para oportunidades de emprego, podendo atender às necessidades das empresas locais, com cursos prioritariamente EaD, mas com possibilidades de ações presenciais.

Para os coordenadores do projeto no Instituto Federal, Priscila Cabreira de Freitas e Paulo José Evaristo da Silva, “as ações formativas poderão propiciar, por exemplo, a conquista do primeiro emprego, a recolocação no mercado de trabalho, a transição de carreira e o aprimoramento aos colaboradores e gestores do comércio e indústria, contribuindo para a empregabilidade dos sanjoanenses e a melhor gestão e consolidação de negócios locais”. WhatsApp Image 2024 03 14 at 10.33.18

Segundo o diretor-geral do instituto federal, Campus São João, Diego Valente, "esta é mais uma parceria firmada com a iniciativa privada, visando o ensino de qualidade e a capacitação com a expertise do IF.  Além  disso, é uma forma de  estreitarmos ainda mais nossos laços com a sociedade local e regional".

Para o presidente da ACE São João, "quanto mais conhecimento levarmos ao empresariado e a seus colaboradores melhor. Assim, a cidade se tornará um referência no atendimento e no ensino.  Por isso, é fundamental que se entenda que, quanto mais capacitado, melhor será o funcionário e o próprio gestor, destacando-se em um nível superir de mercado".

Ascom IFSP - Campus São João da Boa Vista
Publicado em 14/03/2024