IFSBV e Prefeitura firmam acordo para implantar telecentro, laboratório itinerante e vários cursos

• Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 11h44
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 09h28

WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.49.501Na manhã desta quinta, 07/03, o IFSP – Campus São João da Boa Vista recebeu a visita da Prefeita Municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza, para a ratificação de um acordo de Cooperação Técnica, firmado com o Instituto Federal de São Paulo. Acompanhada do senhor Osires Colosso, Diretor do Depto. de Desenvolvimento Econômico e da senhora Kelly Cristina Evaristo, Chefe de Políticas de Emprego e Renda, a prefeita foi recebida pelo Diretor Geral do Campus, professor Diego Valente e equipe. A parceria, também assinada pelo reitor, professor Silmário dos Santos, prevê a promoção da inclusão digital e o incentivo à educação por meio de cursos e capacitações voltadas à comunidade sanjoanense.

O projeto de inclusão atuará com a disponibilização de um  telecentro para a promoção da inclusão digital e educacional, com a oferta de ações formativas nas áreas de tecnologia e emprego, como curso básico para uso de computadores, acesso à internet, edição de textos, elaboração de currículos, acesso a serviços públicos, entre outros.

A prefeitura será responsável por ceder espaço e a infraestrutura para o telecentro no Terminal Rodoviário (no antigo AcessaSP). Já o Instituto Federal entrará com os equipamentos, instrutor(es) e ações formativas. A ideia é oferecer acesso gratuito e orientação para uso da população. Isso inclui capacitar para o acesso e navegação, visando a busca pela democratização ao mundo digital. Além disso, o espaço será utilizado para ações educacionais de interesse comunitário.WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.49.433

Já no projeto de promoção de cursos,  itinerante, o Instituto Federal cederá um laboratório móvel (contêiner) para as atividades presenciais nos bairros da cidade, além dos equipamentos e oferta de formações. A prefeitura participará com o transporte do contêiner, manutenção, instalações de energia, internet e segurança. Os cursos serão destinados a toda a sociedade, em especial aos grupos em vulnerabilidade social. As temáticas serão desenvolvidas buscando o cooperativismo, a formação para o trabalho e para a vida, empreendedorismo, tecnologias, inclusão social/digital, entre outras demandas.

A prefeita municipal agradeceu ao Instituto Federal pela parceria e destacou a relevância da educação para a melhoria da vida dos cidadãos. “Sou grata a Deus e ao IF por todas as parcerias que temos feito. Sabemos da importância em investir na educação, principalmente nesta era tecnológica e das redes sociais, em que informação é vital. Estamos dando oportunidades e buscando atingir o maior número de pessoas, para que possam realizar seus sonhos por meio da capacitação, principalmente aqueles que mais necessitam”.

WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.49.402Para o diretor geral do Campus São João, professor Diego Valente, desde 2021 o instituto destaca-se nas parcerias municipais, com o cursinho popular, camerata, entre outros. “É uma forma de devolvermos à comunidade tudo que desenvolvemos dentro da instituição, cumprindo nosso papel social e sendo entes transformadores por meio da educação de qualidade. Acreditamos que o projeto será um sucesso”.

Priscila Cabreira de Freitas, coordenadora dos projetos de inclusão social e digital do IF, explica que as ações devem ser implementadas em até 60 dias. “Estamos na etapa de organização dos trabalhos, com o levantamento das demandas e estruturação dos locais (contêiner e telecentro) para receber os alunos”.

Acesse algumas fotos da assinatura e visita aos locais das capacitações

Assessoria de Comunicação - IFSP Campus São João da Boa Vista
Publicado em 07/03/2024