Alunos de BCC se destacam na V Jornada de Evidências Científicas da UniFAE

Conheça os trabalhos apresentados e as fotos do evento científico que ocorreu na última quarta-feira (31/05), na Unifae.

• Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 19h59
  • Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 07h19

No último dia 31 de maio, na quadra da UniFAE, os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP São João da Boa Vista participaram da V Jornada de Evidências Científicas da UniFAE. O evento contou com a presença de toda a comunidade acadêmica interessada em conhecer os resultados dos estudantes. Foram apresentados mais de 200 trabalhos científicos, sendo 10 trabalhos dos alunos do nosso câmpus.

Durante a apresentação, os alunos do terceiro semestre do curso apresentaram seus objetos de aprendizagem, softwares desenvolvidos em Java com JavaFX. Esses projetos são resultado do trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Programação Orientada a Objetos, ministrada pelo Prof. Gabriel Marcelino Alves, e Física Teórica, ministrada pelo Prof. Vinícius Santos Andrade. O objetivo desses projetos foi o de transformar conceitos complexos da Física em experiências interativas e mais intuitivas por meio de soluções computacionais.

Amanda, uma das alunas participantes, destacou a importância desse projeto e de participar do evento: "Eu gostei muito de ir na UniFAE. Primeiro pela palestra da Dra. Luciane que foi muito motivacional, ver que ela aproveitou todas as oportunidades, dá aquele gostinho de que a gente também consegue. Agora o projeto em si contribuiu muito para melhorar o meu conhecimento de programação e de física. Além disso, tivemos que ir atrás de muitas coisas novas e isso foi muito legal. Eu, por exemplo, gostei muito de aprender um pouco sobre JavaFX 3D. Outra coisa importante, foi apresentar o trabalho para um público diferente. Ao mesmo tempo que foi muito desafiador foi muito legal perceber que as pessoas estavam gostando do nosso trabalho.".

Além disso, os alunos do sétimo semestre apresentaram aplicativos de jogos educacionais desenvolvidos na disciplina de Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, ministrada pelo Prof. Marcelo Ciacco de Almeida, em parceria com o curso de Pedagogia da UNIFAE. Essa colaboração foi intermediada pelo Prof. Vinicius Santos Andrade, que atua como docente em ambos os cursos.

Lucas, um dos estudantes envolvidos no desenvolvimento dos jogos educacionais voltado para pessoas com algumas características do espectro autista, ressaltou a importância da parceria: "Foi uma experiência incrível trabalhar junto com as alunas da UniFAE para realizar esse trabalho. Receber o feedback positivo de uma mãe, pois o aplicativo poderia auxiliar o filho a trabalhar as funções motoras deixou a gente com a sensação de dever cumprido. Além disso, o evento foi muito bem organizado, foi uma experiência única.”

A participação dos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IFSP São João da Boa Vista na V Jornada de Evidências Científicas da UniFAE ressaltou a relevância da pesquisa científica na formação dos estudantes de graduação. Através dessas atividades, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidades técnicas, trabalhar em equipe, além de contribuir para a inovação e o avanço da ciência. Além disso, a interação entre diferentes disciplinas e a utilização da tecnologia como aliada na educação são aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas inovadoras e eficazes no ensino.

Vale destacar que a colaboração entre o IFSP São João da Boa Vista e UniFAE é um exemplo do potencial existente nas instituições de ensino.

A seguir segue a relação dos trabalhos dos alunos do IFSP São João da Boa Vista apresentados na V Jornada de Evidências Científicas da UniFAE:

Física Teórica e Programação Orientada a Objetos

Lais Oliveira
Victor Barsanele
Vinicius Vitto

PALAVREANDO: um auxílio à alfabetização de crianças neurotípicas e neuroatípicas Henrique Bissoli Malaman Alonso
Felipe Andrade Nascimento
Filipe Henrique Muniz
Turbinando o ensino atípico Lucas Pessoa
Thiago Teixeira
Luana Amaro
Gustavo Marques