Equipe com alunos do IFSP se classifica em 1º lugar no evento regional da OBSAT

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 16h23 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 16h57 | Acessos: 2161

No dia 07 de agosto, a equipe ICARUS, formada por alunos do Instituto Federal e da Unesp, participou da terceira fase regional da 1ª OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI)

No dia 07 de agosto, a equipe ICARUS formada por alunos do Instituto Federal e da Unesp, participaram da terceira fase regional da 1ª OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI). Site: https://www.obsat.org.br/.

A OBSAT divide-se em quatro fases sendo a primeira, a definição do projeto; a segunda, a montagem do projeto; a terceira, avaliação e lançamento do projeto em balão atmosférico (altitude de 20.000 metros); e a quarta fase, para um lançamento em estratosfera a ser definido para as melhores equipes dentre as campeãs das fases regionais. As equipes são compostas de 2 a 4 alunos nos níveis fundamental(N1), médio(N2) e universitário(N3). A competição envolve a montagem de um CUBESAT, que é um satélite de dimensões reduzidas, mas com total funcionalidade e muito difundido no meio acadêmico. Diversos Cubesat´s são lançados todos os anos, aproveitando espaço de carga livre em lançamentos de outras missões, sendo a NASA um dos grandes incentivadores destes lançamentos(https://www.nasa.gov/mission_pages/cubesats/index.html)

Os alunos Adriano César de Souza Pereira e Kayque Batista de Oliveira, do curso Engenharia de Controle e Automação, estiveram representando a equipe ICARUS na fase 3 da primeira etapa da região sudeste. A equipe conta também com os alunos João Pedro Bineli Alves e Kevin Cohim Hereda de Freitas Marinho, do curso de Engenharia Aeronáutica da UNESP- Campus São João da Boa Vista. A tutoria da equipe foi representada pelo professor Daniel Espanhol Razera.

No Evento da terceira fase da OBSAT, realizada em conjunto com a LASC(Latin America Space Challenge)(https://www.lasc.space/) na cidade de Tatuí, a equipe ICARUS ficou em primeiro lugar na categoria N3 desta etapa regional. O feito foi bastante comemorado pela equipe, que montou seu satélite sem recorrer a kits pontos, o que apresenta alguns contratempos extras, mas que foram resolvidos com muito empenho por parte dos alunos. Todas as etapas do projeto foram realizadas pelos alunos, desde a definição da missão, compra dos componentes , testes em separado, ensaios de componentes, e a montagem final, quando então a programação dos módulos em conjunto foram extensamente testados.

Durante a competição, o CUBESAT da ICARUS foi testado com o acompanhamento do aluno Adriano como capitão da equipe. Os testes realizados foram físicos(dimensões e massa), isolamento térmico e da bateria, resistência vibração mecânica, proteção contra interferência eletromagnética, Envio de dados para uma sonda por Wi-Fi e gravação de dados em cartão SD.

A missão escolhida pelos alunos foi a de analisar o comportamento de um satélite em orbita, e com isso, criar um estudo com dados suficientes para que futuras equipes possam definir missões realizáveis em um ambiente tão hostil quanto o espaço, baseadas nos conhecimentos adquiridos com este primeiro satélite.

A equipe ICARUS agradece o incentivo e auxilio prestado pelos servidores e dirigentes do IFSP e da UNESP. Outras OBSAT podem ser realizadas nos anos seguintes e espera-se que o exemplo desses alunos incentive outros a se unirem em equipes e participarem desses eventos. E, ainda, que novas parcerias vitoriosas entre o IFSP e UNESP de São João da Boa Vista possam acontecer.

Foto com os alunos Adriano César de Souza Pereira, Kayque Batista de Oliveira e o tutor da equipe representando os demais alunos na premiação.