Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Pós em Humanidades realiza palestras sobre temas contemporâneos

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 18h15 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 18h15 | Acessos: 208

As atividades ocorreram no âmbito da disciplina 'Política e Ação Coletiva", ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Fuini para a turma do 3º semestre do curso.

Seguindo a missão de propor debates sobre questões contemporâneas, embasados em sólido referencial teórico e comprometido em termos socioambientais, foram realizadas nos dias 26/05 e 09/06 palestras no curso de Pós-graduação lato sensu em Humanidades do IFSP, câmpus São João da Boa Vista. Ambas atividades ocorreram no âmbito da disciplina 'Política e Ação Coletiva", ministrada pelo Prof. Dr. Lucas L. Fuini para a turma do 3º semestre do curso.

A primeira ocorreu no dia 26/05/2022, sendo a convidada a Profa. Dra. Ellen Gallerani Corrêa, docente do IFSP, campus Campinas, e que anteriormente atou no campus SBV. A palestra foi realizada por videoconferência com o seguinte título: "Movimentos sociais: definição e possibilidades de análise". A exposição fez uma recuperação detalhada de categorias, teorias e conceitos do campo de estudo sobre movimentos sociais, antes de evidenciar os aspectos metodológicos mobilizados para estudos da relação entre Sindicatos rurais e Centrais sindicais. A palestra foi, em partes, embasada em sua tese de doutorado cujos resultados principais estão disponíveis neste artigo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/42338/24866

A segunda palestra ocorreu no dia 09/06/2022, de modo presencial e o palestrante convidado foi o Prof. Dr. Hélio Sales Rios, docente do IFSP, campus São João da Boa Vista. A exposição, intitulada "MST e MTST: da gênese aos desafios atuais", tratou do contexto de formação desses dois dos mais importantes movimentos sociais e populares do país, atualizando a questão da mobilização coletiva desses movimentos para os desafios postos na atualidade. A exposição esteve pautada na larga experiência do docente palestrante na militância e reflexão intelectual sobre esses movimentos.

Em ambas as atividades os alunos puderam participar com questões e aprofundar o estudo de temáticas tratadas em sala de aula.

 

 

 

Fonte das fotos: Prof. Lucas Fuini

Fim do conteúdo da página