Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comunicação Científica ganha livro em São João da Boa Vista

Publicado: Quarta, 05 de Maio de 2021, 16h02 | Última atualização em Segunda, 10 de Maio de 2021, 11h09 | Acessos: 3141

Lançamento da obra que traz relatos e discussões teóricas sobre metodologia, tecnologia, linguagem e comunicação está marcado para esta quarta (05/05).

A comunicação e a divulgação científicas, através do uso de recursos da linguagem e da tecnologia, foram transformadas em livro em São João da Boa Vista. A produção é do grupo de pesquisas aCOMTECe, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado de São Paulo, câmpus de São João. O grupo é vinculado ao CNPq, o que atesta a validade de seus trabalhos, e liderado pela professora e doutora em linguística, Rosana Ferrareto, professora do IFSP São João e do mestrado PROFEPT do IFSP de Sertãozinho.

A ideia do livro nasceu em abril de 2019 e sua construção deu-se de forma coletiva. Cada capítulo tem um ou mais autores membros, o que traz pluralidade ao discurso acadêmico.

Para Rosana Ferrareto, o livro “Linguística Cognitiva e Comunicação Científica” funciona como um mapa para outros grupos de pesquisa, estudantes e interessados na ciência, uma vez que oferece ferramentas e teorias sobre os grandes temas tratados: a linguagem, a pesquisa científica, a tecnologia aplicada à pesquisa e à comunicação da ciência.

Programa especial para o Lançamento

Enquanto grupo que pesquisa a Comunicação e a Popularização da Ciência, o aCOMTECe prepara para o lançamento do seu primeiro livro um programa especial. Estão previstas participações de grandes nomes do mundo da educação científica, como Gilson Volpato e do mundo editorial, como Antônio Suárez Abreu. Eles ficam responsáveis por tecer algumas discussões, já que os participantes do lançamento receberão certificação.

Além disso, o evento prevê conteúdos literários, musicais e a presença de parceiros de jornada do grupo aCOMTECe, representantes do IFSP, Unifae, Unifeob, Unesp, e da comunidade externa como o coletivo Café com Ideias e o Equilibrio Psíquico.

O lançamento ocorre nesta quarta-feira, dia 5 de maio, às 19h35, no canal do youtube do laboratório do grupo de pesquisas, o Laletec: www.youtube.com/laletec.

O livro “Linguística Cognitiva e Comunicação Científica” já pode ser adquirido no site da editora Pontes.

O evento é aberto, certificado e gratuito.

Sobre o aCOMTECe

Grupo de Pesquisas vinculado ao CNPq e formado por universitários, especialistas, mestres e doutores, professores do IFSP-SBV, que busca educar cientistas para a vida, fazendo da pesquisa científica e da comunicação científica processos de aprendizagem. Estimula a formação integral de novos estudantes pesquisadores e tem como valores a integração, a colaboratividade, a empatia, a autonomia, a inovação e a internacionalização.

O grupo tem site institucional e redes sociais. Você pode buscar por https://acomtece.sbv.ifsp.edu.br/  e por https://www.instagram.com/acomtece/.

Fim do conteúdo da página