Vem aí a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 do IFSP São João

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 11h13 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 08h42 | Acessos: 4113

Foram planejadas diversas atividades e minicursos que podem ser realizados por toda a comunidade de São João da Boa Vista e região. De 23 a 27 de outubro, o IFSP São João estará de portas abertas, nos períodos matutino e vespertino, para receber à comunidade de São João da Boa Vista (escolas, empresários e população) para visitar os laboratórios temáticos com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos, professores e servidores do IFSP-SBV. O tema deste ano é "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".

O IFSP promove, entre os dias 23 e 27 de outubro, uma programação integrada totalmente virtual para a 20ª. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para este ano é "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". Conforme o MCTI, "As Ciências Básicas têm uma contribuição importante a dar para a implementação do Desenvolvimento Sustentável. Elas fornecem os meios essenciais para enfrentar desafios cruciais, como o acesso universal a alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias de comunicação. Elas nos permitem entender o impacto dos atualmente quase 8 bilhões de pessoas no planeta e agir para limitar, e às vezes até reduzi–lo: destruição da camada de ozônio, mudança climática, esgotamento dos recursos naturais, extinção de espécies vivas. (Michel Spiro, President of IUPAP, disponível em https://www.iybssd2022.org/en/about–us/)

A SNCT tem por objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Neste ano, o evento tem a proposta de mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

A programação, coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, contempla palestras e mesas redondas com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. Todos os participantes terão direito a certificado ao realizar inscrição prévia.

O Campus São João da Boa Vista do IFSP apoiará a programação geral e também oferecerá uma programação específica ampla e variada, considerando a demanda dos cursos, projetos e grupos de extensão e pesquisa do câmpus. Essas atividades estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Extensão (CEX) do campus, com apoio da Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI), Coordenadoria de Apoio à Direção (CDI),  Coordenadoria de Manutenção, Almoxarifado e Patrimônio (CAP), Diretoria Adjunta Educacional (DAE) e Diretoria Geral (DRG).

Em todos os dias da SNCT, alunos das escolas públicas e privadas da região, nos períodos da manhã e tarde, farão visitas ao campus em nossas salas temáticas, cujo material apresentado são trabalhos realizados ao longo do ano por nossos alunos:

Projeto Vassouras PET Física das máquinas simples
Projetos do Integrado Eletrônica - 4° ano O Universo - Átomos e os planetas
Evolução dos computadores A célula - O mundo oculto.
Torta na cara 2.0 Genes Geniais - Genética e hereditariedade
MATEMAGIA Geo Desafios - Sala temática de Geografia
Histórias, RPGs, Lógica: Um caminho sem fim ArduinoTechCine
Projetos de Eletrônica Digital dos alunos do Terceiro ano do técnico em eletrônica integrado ao ensino médio Evolução em Debate
Laboratório Temático - Projeto Portaria

Foram planejadas diversas atividades e minicursos que podem ser realizados por toda a comunidade de São João da Boa Vista e região. De 23 a 27 de outubro, o IFSP São João estará de portas abertas, para receber à comunidade de São João da Boa Vista (escolas, empresários e população) para visitar os laboratórios temáticos com trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos alunos, professores e servidores do IFSP-SBV.

Confira a programação completa (clicando nas abas) e se inscreva para receber a certificação das atividades: