Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programação da Semana Nacional da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 10h15 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 11h34 | Acessos: 2881

As atividades do câmpus relacionadas ao tema ocorrerão na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro.

Data: 24/11/2021

10h - Palestra “Sawabona: um conceito africano para a humanização do indivíduo”

Palestrante: Profa. Elisandra Pereira (IFSP - Birigui)
Mini-currículo: Elisandra Pereira, nascida em 01 de novembro de 1974, na cidade de Sertãozinho-SP. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – campus Bauru. Especialista em Formação Docente para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Licenciada em Ciências Sociais e Tecnóloga em Gestão Empresarial. Professora da área de Gestão no Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Birigui. Presidente da Comissão ETNO-Birigui (Comissão de assuntos afro-brasileiros e indígenas) do IFSP campus Birigui. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de São Paulo - NEABI – IFSP. Autora do curso de extensão Formação Docente para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira e do PROJETO SAWABONA: contando africanidades.

Apresentação/Mediação: Profa. Dra. Renata Maria Tamaso (IFSP-SBV)

Organização:
Coordenadoria de Extensão (CEX)
Direção Adjunta Educacional (DAE)

Apoio:
NEABI-IFSP
Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), IFSP-SBV

Transmissão: Canal IFSP-SBV (https://www.youtube.com/c/ifspsbv)

15h - Palestra: “Contatos linguísticos e culturais da África no Brasil: comunidades quilombolas e terreiros de candomblé como fontes de conhecimento milenar”

Palestrante: Prof. Me. Davidson Martins Viana Alves (IFSP - São João da Boa Vista)

Mini-currículo: Professor substituto 40h de Português/Espanhol do Ensino Médio Técnico e da Pós-graduação Lato Sensu em Humanidades do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Doutorando em Línguas e Culturas em Contato (Letras Neolatinas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Linguística pela Universidade Federal Fluminense (UFF. 2017), Pós-graduando em Língua Portuguesa pelo Liceu Literário Português/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LLP-UERJ), Licenciado em Letras: Português/Espanhol (UFRJ. 2014) e Licenciando em Letras: Português/Francês (UFRJ). Foi bolsista do CNPq (Mestrado) e da FAPERJ (Iniciação Científica). É integrante de diversos grupos, núcleos e coletivos que abordam as seguintes temáticas: linguagens, etnolinguística, cultura afro-brasileira e questões étnico-raciais.

Apresentação/Mediação: Profa. Dra. Giseli de Souza Lucas (Pedagoga/CSP - IFSP-SBV)

Organização:
Coordenadoria de Extensão (CEX)
Direção Adjunta Educacional (DAE)

Apoio:
Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), IFSP-SBV

Transmissão: Canal IFSP-SBV (https://www.youtube.com/c/ifspsbv)


19h - Mesa redonda: “Maracatu e Capoeira: elementos da cultura, luta e resistência no fortalecimento da consciência negra”

Palestrantes:

Profa. Juliana Evangelista
Mini-currículo: arte-educadora, professora, mestranda em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, Portugal. Especialista em Humanidades, pelo IFSP, especialista em Africanidades e Cultura Afro-brasileira e graduada em Letras pela USP.

Prof. Marcos Paulo Pereira (Marcão da Capoeira)

Mini-currículo: Professor de Educação física Escola Superior de Educação física de Muzambinho-MG ESEFM, Cientista Social pela UNIFEOB, Prof de Capoeira pela Ass. de Capoeira Melo, filiado à Filhos de Bimba Escola de Capoeira Salvador-BA, Criador e membro da "INTEGRAÇÃO CULTURAL PROTEA" Movimento Negro sanjoanense.

Organização:
Projeto de Extensão em Direitos Humanos

Apoio:
Curso de Pós em Humanidades IFSP-SBV
Coordenadoria de Extensão (CEX)
Direção Adjunta Educacional (DAE)
Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), IFSP-SBV

Transmissão:
Canal Pós em Humanidades IFSP-SBV (https://www.youtube.com/c/P%C3%B3semHumanidadesIFSPSBV)

Contamos com a participação de todos(as)!

Fim do conteúdo da página