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Reuniões e Lives com o Jitsi Meet

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 11h36 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 11h28 | Acessos: 3704

Hoje, as transmissões ao vivo (lives) são uma importante ferramenta de divulgação e, com a pandemia de COVID-19, tornaram-SE a maneira segura de realizar formaturas, palestras e outros eventos de grande público. Com essa importância nos dias atuais e como essa demanda não irá acabar após o final da pandemia, fica impossível para a CTI realizar todas as lives. Sendo assim, faz-se necessária uma ferramenta simples para que o usuário possa ter acesso a funcionalidade de maneira fácil e rápida e quando quiser.

O Jitsi é um conjunto de projetos de código aberto que permite criar e implementar facilmente soluções de videoconferência seguras. O Jitsi Meet permite fazer videoconferências enquanto grava e transmite para o Youtube simultaneamente. O sistema foi criado em 2003 e hoje conta com mais de 20 milhões de usuários. A CTI implantou o sistema em um servidor local e disponibilizou o acesso através do link https://meet.sbv.ifsp.edu.br/.

Segue abaixo os vídeos tutoriais de como solicitar a live e como usar o Jitsi Meet.


O primeiro passo é criar o chamado no sistema do GLPI. Como lives são consideradas eventos, devem seguir as prerrogativas da Portaria Normativa N.º 3/2022 da DRG, com destaque ao artigo 7 que fala de solicitações com prazo inferior a 10 dias poderão não ser aceitas. No GLPI deve-se usar o formulário de evento com a opção de formato de evento não presencial.

 

Uma vez processado o chamado pela equipe, ele será solucionado com o envio do link da transmissão no canal do câmpus, bem como com a chave de transmissão. Essa chave deve ser usada no Jitsi caso opte por utilizar o sistema de videoconferência para realizar a transmissão. Essa chave pode ser usada em outros programas como OBS, Stream Yard, ou outros a preferência do usuário. Uma vez finalizado o chamado, a CTI não interage mais com a transmissão sendo de responsabilidade do usuário realizá-la. O Jitsi é mantido pela CTI apenas a fim de facilitar o acesso a transmissão, não sendo responsabilidade da mesma usar o sistema.

Com o chamado solucioanado, acesse o link https://meet.sbv.ifsp.edu.br/

Nessa tela é possivel ver as reuniões em andamento e criar novas reuniões.

Para criar uma, defina o nome da sala (não utilize espaço ou caracteres especiais). Depois, clique em "iniciar reunião".

Coloque o seu nome e realize as permissões necessárias para o acesso a sua câmera e seu microfone.

Pronto, a reunião já foi criada. A interface é muito parecida com a ferramenta do Google Meet. Uma vez que esteja tudo pronto para iniciar a transmissão online, clique nos três pontinho e então em Iniciar transmissão ao vivo.  Depois forneça a chave que lhe enviamos na solução do chamado.

Pronto transmissão iniciada. Para mais dúvidas visite o FAQ abaixo.


Visando facilitar o uso por parte dos usuários, criamos um FAQ abaixo com as principais dúvidas que podem surgir durante o uso ou solicitação de lives.

FAQ

Como solicitar uma live?

O primeiro passo é abrir um chamado no GLPI. Após ser recebido o pedido, a CTI irá registrar sua live no canal do Youtube com a data e horário informados na requisição. É importante fornecer todos os dados que constam no formulário, pois serão utilizados no cadastro da live. Ao ser solucionado o chamado, a CTI disponibilizará uma chave que deve ser usado no Jitsi para transmitir a reunião no canal.

Por que preciso fornecer todos os dados do formulário?

O Youtube tem um algoritmo que lê os dados como título, descrição, palavras chaves e verifica o banner da live. Esse algoritmo então recomenda ou não a live para os usuários. A ausência de dados diminui o alcance da live, ficando difícil até mesmo para localizá-la na ferramenta de busca do serviço.

Por que utilizar o Jitsi Meet ao invés do Google Meet?

A funcionalidade de transmitir para o YouTube não está disponível no Google Meet para a nossa instituição. O Jitsi Meet foi uma alternativa fácil e gratuita que a CTI encontrou para democratizar as transmissões no canal oficial do câmpus.

Como criar e acessar a sala?

Para criar a sala acesse meet.sbv.ifsp.edu.br. Na tela inicial informe o nome que ira dar para a reunião. Importante: Não utilize espaços ou caracteres especiais. O acesso a sala pode ser feito pela tela inicial que exibe o nome de todas as reuniões ou pelo link do site barra o nome da sala. Ex.: https://meet.sbv.ifsp.edu.br/reuniaoteste

Todas as reuniões agora devem ser feitas pelo Jitsi?

Não, mas não há problemas em utilizá-lo para reuniões comuns. A decisão de utilizar um ou outro sistema de videoconferência deve-se levada em conta aos recursos e funcionalidades que serão utilizados. O IFSP tem um contrato com a Google que permite o uso da plataforma Google Meet. A RNP também tem seu serviço de videoconferência (a ConferênciaWeb). O Microsoft Teams também está disponível para uso em nossa instituição. O Jitsi é mais uma alternativa de videoconferência, mas que tem a peculiaridade de ser muito simples e ter suporte para transmissão direta ao YouTube.

Quais as limitações do Jitsi em comparado com o Google Meet?

As limitações são as mesmas do Google Meet. As reuniões não tem limite de tempo e permitem até 100 usuários na reunião simultaneamente. Em caso de reunião que serão apenas gravadas, recomendamos que usem o Google Meet.

A chave de transmissão fornecida pela CTI só pode ser usada no Jitsi?

Não. O usuário é livre para utilizar a chave no OBS Studio, Streamlabs OBS, Streamyard, ConferênciaWeb RNP ou em qualquer outro sistema que tem suporte a transmissão utilizando uma chave RTMP.

Como entrar na sala do Jitsi?

Para entrar na sala, tudo que você precisa é do link. No modo padrão, o link da sala é composto pela URL do site (https://meet.jit.si) barra o nome da sala. Ex: https://meet.jit.si/ReuniaoSbvConcam19 . Por isso, é importante sempre utilizar um nome único ao criar a sala, sendo preferencialmente com o mesmo título da live. Caso a pessoa que criou a sala tenha configurado uma senha, esta será solicitada ao entrar. Obs.: no modo moderador o link será gerado pelo sistema não havendo nome da reunião.

Se eu sair ou cair durante a reunião a live irá parar?

Não. Os dados de vídeo são transmitidos do servidor da Jitsi direto para o Youtube. Sendo assim, você pode usar quaisquer computadores pra fazer a reunião e, caso saia ou caia a live, a transmissão não é interrompida. A live irá parar apenas quando clicar na opção parar de transmissão, caso todos saiam da reunião, ou em caso de inatividade de todos os membros por mais de 10 minutos.

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