Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reuniões e Lives com o Jitsi Meet

Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 11h36 | Última atualização em Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 09h26 | Acessos: 644

As transmissões ao vivo (lives) hoje são uma importante ferramenta de divulgação e com a pandemia de covid 19 se tornaram a única maneira segura de realizar formaturas, palestras e outros eventos de grande público. Com essa importância nos dias atuais e como essa demanda não irá acabar após o final da pandemia, fica impossível para a CTI realizar todas as lives. Sendo assim se faz necessário uma ferramenta simples para que o usuário possa ter acesso a funcionalidade de maneira fácil e rápida e quando quiser.

O Jitsi é um conjunto de projetos de código aberto que permite criar e implementar facilmente soluções de videoconferência seguras. O Jitsi Meet permite fazer vídeo conferencias, enquanto grava e transmite para o Youtube simultaneamente. O sistema foi criado em 2003 e hoje conta com mais de 20 milhões de usuários.

Segue abaixo os vídeos tutoriais de como solicitar a live e como usar o Jitsi Meet


Vídeo do modo padrão - Modo mais simples onde todos os membros controlam as funções de apresentador.

 

 

 

Vídeo do modo Moderador - Modo com opções avançada onde somente o criador moderador controla as funções de apresentador.

 

 

 


Visando facilitar o uso por parte dos usuários, criamos um FAQ abaixo com as principais dúvidas que podem surgir durante o uso ou solicitação de lives.

 

 

FAQ

 

Como solicitar uma live?

O primeiro passo é abrir um chamado no GLPI. Após ser recebido o pedido, a CTI irá registrar sua live no canal do Youtube com a data e horário informados na requisição. É importante fornecer todos os dados que constam no formulário, pois serão utilizados no cadastro da live. Ao ser solucionado o chamado, a CTI disponibilizará uma chave que deve ser usado no Jitsi para transmitir a reunião no canal.

 

Por que preciso fornecer todos os dados do formulário?

O Youtube tem um algoritmo que lê os dados como título, descrição, palavras chaves e verifica o banner da live. Esse algoritmo então recomenda ou não a live para os usuários. A ausência de dados diminui o alcance da live, ficando difícil até mesmo para localizá-la na ferramenta de busca do serviço.

 

Por que utilizar o Jitsi Meet ao invés do Google Meet?

A funcionalidade de transmitir para o YouTube não está disponível no Google Meet para a nossa instituição. O Jitsi Meet foi uma alternativa fácil e gratuita que a CTI encontrou para democratizar as transmissões no canal oficial do câmpus.

 

Qual a diferença entre o modo padrão e o modo moderador no Jitsi?

Em ambos modos é possível fazer a reunião e transmití-la facilmente.

  • No modo padrão, você define o nome da sala e, consequentemente, o link para acessá-la. Todos que estão presentes na sala tem acesso as funções de apresentador, como iniciar/parar a live, definir uma senha para a sala ou silenciar microfones de outros participantes;
  • No modo moderador, o sistema irá gerar dois links. O primeiro para o convidado (guest) e o segundo o moderador (moderator). Apenas o moderador tem acesso as funções de apresentador como iniciar/parar a live, definir uma senha para a sala ou silenciar microfones de outros participantes, entre outras. Sendo assim, a presença do moderador é necessária para a administração da reunião e da live.

 

Todas as reuniões agora devem ser feitas pelo Jitsi?

Não, mas não há problemas em utilizá-lo para reuniões comuns. A decisão de utilizar um ou outro sistema de videoconferência deve-se levada em conta aos recursos e funcionalidades que serão utilizados. O IFSP tem um contrato com a Google que permite o uso da plataforma Google Meet. A RNP também tem seu serviço de videoconferência (a ConferênciaWeb). O Microsoft Teams também está disponível para uso em nossa instituição. O Jitsi é mais uma alternativa de videoconferência, mas que tem a peculiaridade de ser muito simples e ter suporte para transmissão direta ao YouTube.

 

Quais as limitações do Jitsi em comparado com o Google Meet?

As limitações são as mesmas do Google Meet. As reuniões não tem limite de tempo e permitem até 100 usuários na reunião simultaneamente. Em caso de reunião que serão apenas gravadas, recomendamos que usem o Google Meet.

 

A chave de transmissão fornecida pela CTI só pode ser usada no Jitsi?

Não. O usuário é livre para utilizar a chave no OBS Studio, Streamlabs OBS, Streamyard, ConferênciaWeb RNP ou em qualquer outro sistema que tem suporte a transmissão utilizando uma chave RTMP.

 

Como entrar na sala do Jitsi?

Para entrar na sala, tudo que você precisa é do link. No modo padrão, o link da sala é composto pela URL do site (https://meet.jit.si) barra o nome da sala. Ex: https://meet.jit.si/ReuniaoSbvConcam19 . Por isso, é importante sempre utilizar um nome único ao criar a sala, sendo preferencialmente com o mesmo título da live. Caso a pessoa que criou a sala tenha configurado uma senha, esta será solicitada ao entrar. Obs.: no modo moderador o link será gerado pelo sistema não havendo nome da reunião.

 

Se eu sair ou cair durante a reunião a live para?

Não. Os dados de vídeo são transmitidos do servidor da Jitsi direto para o Youtube. Sendo assim, você pode usar quaisquer computadores pra fazer a reunião e, caso saia ou caia a live, a transmissão não é interrompida. A live irá parar apenas quando clicar na opção parar de transmissão, caso todos saiam da reunião, ou em caso de inatividade de todos os membros por mais de 10 minutos.

Fim do conteúdo da página