Página inicial > Todas as notícias publicadas > Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio: Professores do câmpus criam mais um grupo de pesquisa no CNPq

O Câmpus São João da Boa Vista do IFSP tem mais um grupo de pesquisas no Diretório de Grupos de Pesquisas do Brasil: O Grupo de Estudos em Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (GETIS-Agro).

• Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 11h14
  • Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 11h21

A ideia de criação desse grupo surgiu após algumas discussões e análises pelos pesquisadores, de problemas e carências em inovação e tecnologias nas empresas rurais localizadas no arranjo produtivo local em que atua o Câmpus do IFSP em São João da Boa Vista, SP. Assim, a criação do grupo de pesquisa visa desenvolver estudos na busca por soluções para esses problemas, com foco na inovação, tecnologia, gestão e sustentabilidade, visando auxiliar produtores rurais na melhoria de seus negócios. O grupo pretende atuar também em editais de iniciação cientifica, extensão e em projetos com fomento, como também no envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação com os respectivos trabalhos de conclusão de curso. O grupo é liderado pelo professor Dr. Gilson R. Marcomini.

O GETIS-Agro possui seis linhas de pesquisa:

1. Agronegócio 4.0
  2. Automatização de Processos Produtivos
  3. Ciência de dados e Visão computacional na agricultura
  4. Internet das Coisas na Agricultura
  5. Linguagens, Técnicas, Ferramentas e Protocolos para Desenvolvimento de Software
  6. Sustentabilidade e Gestão

O GETIS-Agro é composto por onze professores pesquisadores, um técnico administrativo e um estudante do IFSP - Câmpus São João da Boa Vista, sendo nove pesquisadores doutores, dois mestres, um doutorando e um estudante de graduação.

Com a criação do GETIS-Agro, o IFSP - Câmpus São João da Boa Vista passa a contar com cinco grupos de pesquisa, visto que já existem o Grupo de Pesquisas em Materiais e Projetos (GPMP), o Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica (aCOMTECe), o Grupo de Pesquisa em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade e Grupo de Estudos em Processos Gerenciais (GEPROGER).

Para o professor Dr. Gilson R. Marcomini: "A criação do grupo é de grande importância para a instituição, pelo qual o grupo irá unir esforços conjuntos de todos os pesquisadores na elaboração de projetos de pesquisas com direcionamento em novas tecnologias, processos inovativos e a sustentabilidade na produção agropecuária local e regional, o que integrará os pesquisadores e alunos, contribuindo para a busca de soluções para os problemas das organizações rurais contidas no Arranjo Produtivo Local, possibilitando melhorias para essas organizações e para a sociedade como um todo."

O espelho do grupo pode ser acessado pelo link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/775043