Página inicial > Todas as notícias publicadas > Estudantes do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática realizam visita técnica no setor de Tecnologia da Informação do câmpus

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 11h53
  • Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 12h42

A visita ocorreu no dia 25 de maio de 2022 durante a aula do Prof. Gaio, com a participação dos alunos do terceiro módulo de TMSI. Os discentes percorreram a instituição com o objetivo de conhecer a infraestrutura física e lógica da rede e subredes de telecomunicação de todo o câmpus.

Na ocasião, os estudantes também puderam ver de perto como o setor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) presta seus serviços. Como ela realiza a manutenção e monitoramento das redes e como oferece serviços à comunidade acadêmica, através de Instalações de Servidores físicos rodando máquinas virtuais, Firewall avançado em nível de hardware, diversos Switchs, cabeamento estruturado com fibra óptica e pares trançados Categoria 6, redes WiFi, além dos softwares utilizados como o sistema GLPI, o qual faz o monitoramento dos ativos de Tecnologia da Informação e o atendimento de chamadas, feitas por servidores e estudantes.

As instalações da CTI ocupam salas em dois blocos (A e D) do câmpus e a visita ocorreu nesses dois ambientes. Os discentes ficaram surpreendidos com todas as tecnologias apresentadas e implementadas na instituição, proporcionando uma visão global da aplicação de grande parte das ferramentas, tecnologias e conteúdos trabalhados durante o curso.

"Foi uma noite de muito conhecimento", segundo o Prof. Gaio.

Comentários dos alunos que foram na visita:

“A visita foi muito didática, gostei muito de todos os equipamentos, da apresentação do firewall, das metodologias, conexões, além de todas as explicações, muito bem-organizado para a nossa visita técnica nos CTIs do bloca D e bloco A. Muito agradecido por ter participado dessa visita.”

Victor.

“Foi interessante ver como funciona a infraestrutura de rede do campus. Além de entender mais sobre servidores e conhecer o firewall do campus.”

Gabriel.

“Algo que me chamou a atenção em nossa visita técnica, foi a estrutura encontrada na CTI, além de todo o cuidado da equipe de tecnologia da informação para que tudo esteja preparado para os alunos, algo que chamou a atenção foi a organização da equipe com o servidor e todo o processo de segurança e prevenção na rede do campus IFSP campus são João da Boa Vista.”

Leandro.

“It was interesting to see all the systems working together in practice, inside the server room.”

(“Foi interessante ver todos os sistemas trabalhando juntos na prática, dentro da sala do servidor.”)

Jonathan.

“Amei, foi algo muito bacana, aprendi coisas que eu não sabia e tirei muitas dúvidas, no meu ponto de vista os alunos da parte de manutenção deveriam conhecer de perto o CTI.”

Bruno.

“Uma grande experiencia saber como funciona uma CTI e suas funções no dia a dia, uma visão totalmente diferente que eu tinha sobre a CTI, a organização dos chamados por ordem de prioridade painel que mostra se algum ataque na rede acontece. Todos os alunos da área de informática deveriam fazer essa visita.”

Jonas.

“Foi uma experiencia diferente do que eu imaginava, pensava que seria algo sem graça, porém me surpreendi com a variedade de coisas que a CTI possui, vários computadores, switch’s, roteadores, peças de computadores, entre outras coisas. Recomendo essa visita a todos da área de informática. Foi muito interessante mesmo.”

Kayque Kempe.

“Foi uma boa experiencia conhecer o centro de t.i. do instituto, os servidores e aprendemos um pouco sobre cada um onde fica os 2 de dados e o de backup no bloco A e no bloco D já tem o servidor principal e a sua topologia de rede. O que mais achei interessante foi hardware de firewall dos servidores.”

Andrey Phillipe.

Confira algumas fotos da visita técnica:

Fotos: Divulgação IFSP