Página inicial > Todas as notícias publicadas > Linguagem de Programação: professores realizam atividades com alunos no campo de futebol

Ao realizarem essa atividade lúdica, os alunos tem a possibilidade de assimilarem melhor o conteúdo, que depois é trabalhado nos laboratórios de informática utilizando a linguagem de programação Java, segundo os professores responsáveis.

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 15h17
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 16h02

Na quarta-feira, 30/03, os alunos do terceiro ano do Integrado em Informática tiveram uma aula diferente de programação. Ao invés de utilizarem os laboratórios de informática para escrever códigos e instruções de computador e observar o resultado de um programa, os alunos foram para o campo de futebol do câmpus vivenciar a execução de um programa de computador. A atividade é conhecida como Teatro de Objetos idealizada pelos Professores Alfredo Goldman, Fabio Kon e Paulo J.S. Silva do Departamento de Ciência da Computação da USP. No contexto de desenvolvimento de softwares há o paradigma de programação orientado a objetos. Portanto, o objetivo da atividade é que os alunos representem “objetos” gerados por esse paradigma numa brincadeira de “Disputa de Penâltis”.

Os Professores Luiz Angelo e Gabriel Alves, do Câmpus São João da Boa Vista, resolveram aplicar esta atividade para os alunos do terceiro ano de informática, na disciplina de Linguagem de Programação 2, a fim de trabalhar conceitos importantes do Paradigma Orientado a Objetos como classes, atributos, métodos e objetos. Os professores acreditam que ao realizarem uma atividade lúdica como essa, os alunos tem a possibilidade de assimilarem melhor o conteúdo, que depois é trabalhado nos laboratórios de informática utilizando a linguagem de programação Java. Além disso, é uma oportunidade para os alunos se socializarem e também de aprenderem conceitos abstratos de uma maneira divertida.

Confira as fotos da atividade:

Fotos: Divulgação IFSP