Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Plano Desenv. Institucional > INSTITUCIONAL > Comissão Própria de Avaliação – CPA

Comissão Própria de Avaliação – CPA

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 16h09 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 15h26 | Acessos: 2010
Comissão Local – Campus São João da Boa Vista
O que é a Comissão Própria de Avaliação – CPA

A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.

É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.

Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes:

• Produzir conhecimento;
  • Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
  • Identificar as causas de problemas e deficiências;
  • Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
  • Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
  • Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
  • Prestar contas à sociedade;
  • Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.

Para maiores informação sobre a CPA, acesse a página da CPA Central.

Composição da CPA – Local do Câmpus São João da Boa Vista

Discente