Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ações de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Ações de Pesquisa

Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 13h41 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 13h41 | Acessos: 26

PESQUISA

As ações de pesquisa no campus São João da Boa Vista possibilitam dos estudantes e servidores a participação em programas de bolsa de pesquisa e de auxílio a participação em eventos. Para os estudantes estão previstas as seguintes modalidades de bolsas:

1) PIBIFSP - Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP: para estudantes de cursos de nível médio e superior de graduação. O valor dessa modalidade de bolsa é definida pela Portaria nº 347/2014

2) PIBIC/PIBITI - Programa de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica por quota do CNPq: para estudantes de cursos superiores de graduação.

3) PIBIC-EM - Programa de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica por quota do CNPq: para estudantes de cursos de nível médio.

4) PJT - Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES: para estudantes de cursos superiores de graduação.

Os valores das bolsas podem ser acessados em: (www.cnpq.br/web/guest/no-pais/). É possível também participar de projetos de pesquisa sem o pagamento de bolsas através do PIVICT - Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica.

Auxílios

Para os estudantes também estão previstos auxílios para participação em eventos através do Programa Institucional de Incentivo à Participação Discente em Eventos (PIPDE) a partir da Resolução nº 97/2014.
Para os servidores, as modalidades de bolsa de pesquisa são previstas pela Resolução nº 89, de 07/07/2014, por meio de editais específicos que podem ser publicados neste portal (prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/fomento/apoio-a-pesquisa).
Para os servidores também estão previstos auxílios para participação em eventos através do Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PIPECT) a partir da Resolução nº 41/2014.

Agências de Fomento

Outros editais de fomento à pesquisa e auxílios podem ser consultados nas agências de fomento. Uma lista de agências de fomento pode ser obtida aqui (prp.ifsp.edu.br/diretoria-de-pesquisa/fomento/pipect).

INOVAÇÃO

As ações de inovação no campus São João da Boa Vista são orientadas pela CPI – Coordenação de Pesquisa e Inovação e seguem as orientações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de São Paulo foi implantado por meio da Resolução nº 431, de 09 de setembro de 2011, o qual tem por objetivo reger os aspectos relacionados à proteção, a transferência e à gestão da propriedade intelectual inerente ou vinculada à criação ou à produção científica do IFSP. A mesma resolução que cria o NIT no IFSP estabelece também a Política de Propriedade Intelectual da instituição.

O Núcleo de Inovação Tecnológica visa:

a) Fomentar, estruturar e regular os procedimentos que possibilitem a transferência de tecnologia pelo IFSP;

b) Prospectar resultados de pesquisa na instituição com potencial à proteção intelectual;

c) Prospectar empresas, organizações e instituições com potencial de interesse nas pesquisas desenvolvidas no IFSP;

d) Definir e regular uma política de proteção da propriedade intelectual desenvolvida no IFSP;

e) Fixar critérios para a participação dos servidores e não-servidores do IFSP nos resultados obtidos com a transferência de tecnologia, licenciamento de patentes e prestação de serviços tecnológicos.

Fonte: ifsp.edu.br

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página