Página inicial > Comunicados e Avisos > Notícias publicadas > Página Inicial > Comunicados e Avisos > Licenciatura em Ciências Naturais oferece atividades digitais em sala de aula

Licenciatura em Ciências Naturais oferece atividades digitais em sala de aula

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 10h38 | Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 10h39 | Acessos: 2325

No IFSP Câmpus São João da Boa Vista, graças à internet banda larga disponível gratuitamente via rede sem fio em todas as salas de aula, professores são capazes de engajar seus alunos em atividades baseadas em recursos digitais em tempo real, durante as aulas presenciais.

O uso de novas tecnologias na educação permeia as práticas pedagógicas já há algumas décadas. Mas, com a crescente democratização do acesso à internet em ambientes escolares, essas ferramentas de ensino e aprendizagem vêm se tornado cada vez mais presentes nas vidas de alunos e professores em todos os níveis de ensino.

Esse é o caso da docente Mariana Moreira Nunes Santa Maria, mestra em Linguística e Língua Portuguesa, que atua na Licenciatura em Ciências Naturais (habilitações em Física e Química). A professora, que têm vasta experiência na educação básica e em pesquisa, conta que começou a utilizar recursos digitais em sala de aula há cerca de dez anos, e que, no ensino superior, também é visível que há maior envolvimento dos alunos com atividades digitais.

“Os professores que formamos na licenciatura são nativos digitais e, assim como os alunos mais jovens, dos ensinos fundamental e médio, eles não enxergam limites entre as relações face a face e as mediadas por tecnologias digitais. Desse modo, usar esses recursos em sala de aula na formação de professores não apenas torna seu aprendizado mais significativo, mas também os inspira e instrumentaliza para o trabalho docente que eles mesmos vão desenvolver no futuro com seus alunos”,  comenta a professora Mariana.

Fonte da imagem: IFSP-SBV