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Orientações aos câmpus do IFSP para este período de suspensão do calendário acadêmico

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 14h12 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 17h03 | Acessos: 3845

Orientações relacionadas à área de ensino


INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - PRÓ-REITORIA DE ENSINO

PERGUNTAS E RESPOSTAS

REFERÊNCIA: OFÍCIO 3/2020 - PRO-ENS/RET/IFSP, DE 24 DE MARÇO DE 2020

1. Como serão as atividades do IFSP durante a suspensão do calendário escolar?

Neste momento, o mais importante é manter o contato entre alunos, professores e a Instituição através de ações que ajudem com esclarecimentos e divulgação de informações sobre a pandemia. É recomendável manter uma rede de colaboração pela qual seja possível trabalhar alguns conhecimentos do curso. Haverá um estudo futuro sobre reposição e substituição para definição do que ocorrerá com os dias letivos, a depender possibilidade de realização das atividades pedagógicas pelos docentes e discentes.

2. O calendário acadêmico será interrompido?

Sim. A Reitoria emitiu a Portaria 1200/2020 com esta informação. Durante a interrupção, serão realizados estudos de viabilidade quanto à realização de atividades acadêmicas remotas. Portanto, a interrupção do calendário não indica que os servidores ficarão sem atividades no período.

Vale ressaltar que as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão, como por exemplo, comissões de trabalho, deverão continuar as atividades normalmente, sendo necessária a adaptação, para serem realizadas, preferencialmente, de modo remoto.

3. As férias serão adiantadas para este período de interrupção do calendário?

Não. Neste momento, não podemos precisar quanto tempo as recomendações de isolamento social serão recomendadas pelas autoridades, inviabilizando esta possibilidade por questões estratégicas. O Comitê de Crise do IFSP permanece com reuniões diárias para monitoramento contínuo da evolução da pandemia e definição de estratégias para minimizar os impactos da interrupção das atividades presenciais à comunidade do IFSP.

4. Por quanto tempo as atividades presenciais permanecerão interrompidas?

No momento é impossível estabelecer prazos. O Comitê de Crise do IFSP monitora a situação da pandemia de COVID-19 diariamente para direcionar as atividades e planejamento do IFSP.

5. Os professores e câmpus permanecerão em atividade neste período de isolamento social?

Sim, de forma remota mediada por tecnologia, ou seja, não haverá atividades presenciais neste período. A depender do Câmpus, os professores irão desenvolver atividades com os alunos, ainda que de forma, preferencialmente, remota, mediada por tecnologia, propiciando acolhimento, fortalecendo o vínculo institucional entre a comunidade do IFSP, por meio de diálogo conjunto entre estudantes, familiares, docentes, sociopedagógico e demais servidores de nossa Instituição. As atividades serão definidas pelo câmpus a partir do diagnóstico a ser realizado junto aos estudantes para identificar as condições de acesso e recursos disponíveis para realização de atividades remota. As atividades também podem ser interdisciplinares possibilitando informações e orientações direcionadas ao COVID-19 e seus impactos, vinculadas aos conteúdos das disciplinas. A criação de redes de aprendizado não presenciais para compartilhar conteúdos advindos de suas áreas de conhecimento é considerada primordial neste momento, cuja participação deve ser inclusiva e opcional.

Além desta ação, a maioria das atividades internas do IFSP seguem normalmente, realizadas a distância com o auxílio de TICs. No momento, temos atividades em curso referentes aos Currículos de Referência do IFSP, a discussão da Revisão do PDI, a curricularização da extensão para a graduação, a composição do PDU, atualizações de PPC e as atividades ligadas aos atos de cursos superiores, com o reconhecimento e renovação de reconhecimento.

6. As atividades realizadas pelos professores neste momento podem ser contabilizadas como atividades acadêmicas, validando horas e dias letivos?

No momento, não. Por enquanto, os esforços do IFSP estão direcionados para resguardar a saúde da comunidade e no planejamento das atividades de reposição.

Discussões envolvendo a comunidade acontecerão assim que alguns parâmetros (como o formato da reposição das atividades e uma estimativa mais concreta do tempo de interrupção das atividades presenciais) estejam mais definidos.

7. Como posso entrar em contato com os alunos ou como posso entrar em contato com um servidor do IFSP?

Incentivamos a consulta junto aos alunos para descobrir os melhores canais de comunicação, com o intuito de criar essa rede de colaboração. O Comunicador - SUAP pode ser utilizado para entrar em contato com a comunidade do IFSP. Aos coordenadores de curso, recomendamos que tenham o contato dos representantes de turmas, permitindo que a informação flua rapidamente entre as turmas.

8. Como podemos realizar a pesquisa com os alunos para diagnosticar os recursos tecnológicos e acesso à Internet de que dispõem no momento?

Recomendamos que cada câmpus realize a pesquisa junto aos seus alunos e familiares (no caso do menor de idade), para diagnosticar a situação real das condições das TIC. Neste momento, pode-se solicitar aos alunos que atualizem seus dados no Questionário Socioeconômico. Para tanto, recomenda-se minimamente a pesquisa com os seguintes itens:

  1. Possui acesso à internet em casa?
  2. Possui espaço individual e particular para realizar seus estudos e participar de reuniões por webconferência?
  3. Qual a frequência de acesso à internet?
  4. Existem computadores desktop disponíveis na residência em que mora (considerando o uso por outros estudantes que também residem na casa)?
  5. Existem notebooks disponíveis na residência em que mora (considerando o uso por outros estudantes que também residem na casa)?
  6. Existem tablets disponíveis na residência em que mora (considerando o uso por outros estudantes que também residem na casa)?
  7. Existem smartphones disponíveis na residência em que mora (considerando o uso dos outros residentes da casa)?
  8. Possui pacote de dados no celular ou banda larga? i) Capacidade de downloads/uploads de arquivos no pacote de dados disponível.
  9. Faz uso de alguma rede social (Facebook, WhatsApp ou similares)?
  10. Com que frequência acessa as redes sociais (em caso afirmativo na pergunta anterior)?
  11. Precisa de atendimento a alguma deficiência/necessidade educacional especial? Se sim, qual?

Importante salientar que os resultados devem possibilitar o uso das informações pela Reitoria. Nesse sentido, sugere-se que o questionário seja o mesmo para todos os câmpus.

Veja tambémPesquisa sobre o Potencial de acesso remoto dos Discentes e Reposição de Aulas

9. Como garantir que todos os servidores tenham condições de utilizar os recursos tecnológicos de manutenção remota do vínculo institucional?

A Pró-Reitoria de Ensino está preparando e sugerindo formações aos servidores para auxiliar no processo de utilização das TIC e na preparação das atividades remotas. Em breve serão disponibilizadas informações sobre as formações, por meio da PRE, ou pelo Comitê de Crise do IFSP.

10. Como ficarão as reuniões ordinárias do Conselho de Ensino (CONEN)?

As reuniões ordinárias do CONEN permanecerão regulares, mas serão realizadas por webconferência.

11. Como ficarão os processos de tramitação de curso na PRE (Atualização, implantação, reformulação, extinção e interrupção temporária)?

As atividades da PRE seguem normalmente, mas em regime de trabalho remoto e plantão. As comunicações devem acontecer preferencialmente pelo e-mail.

Pedimos atenção às datas do cronograma de avaliação do MEC. Embora tenhamos o cancelamento de todas as visitas de avaliação in-loco, as datas para a abertura e protocolo dos processos de Reconhecimento de curso permanecem inalteradas. O MEC também permanece em atividade, o que significa que os processos protocolados seguem sendo analisados e podem sofrer movimentações para preenchimento da segunda fase do formulário eletrônico.

12. Como ficarão as atividades dos setores da área de Ensino?

Os servidores e servidoras do área do Ensino permanecerão atentos às demandas de trabalho próprias de cada setor e realizarão de forma remota aquilo que for pertinente. Poderão propor e auxiliar ações que visem contribuir com a manutenção do vínculo escolar dos estudantes neste período de suspensão das atividades presenciais. Deverão manter e divulgar canais de comunicação com a comunidade interna e externa.

13. Os auxílios financeiros da Política de Assistência Estudantil (PAE), tais como, Programa de Auxílio Permanência (PAP) e PROEJA, continuarão a ser pagos?

A princípio, sim. Os auxílios referentes ao mês março serão pagos normalmente; os auxílios referentes ao mês de abril que já foram liquidados, também.

Em relação aos próximos pagamentos, essa questão está sendo discutida pela Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração.

A situação também está sendo avaliada periodicamente pelo Comitê de Crise e novas orientações poderão surgir, a depender do cenário a ser consolidado.

14. Com quem a comunidade pode tirar dúvidas a respeito da Assistência Estudantil?

Os estudantes e/ou responsáveis legais deverão procurar a Coordenadoria Sociopedagógica do câmpus, sempre que houver dúvidas sobre a Assistência Estudantil. Todos os contatos estão disponíveis nas páginas dos câmpus.

15. Como ficarão as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)?

A elaboração dos processos de chamada pública relativos ao PNAE ocorrerão normalmente e as entregas previstas de alimentos nos câmpus serão renegociadas.

16. Como ficarão as atividades das Bibliotecas?

Ocorrerá a suspensão dos empréstimos dos livros físicos pelo risco de se tornarem vetores de transmissão da COVID-19. A prorrogação das datas de devolução dos empréstimos deverá ser feita via Pergamum. Serão disponibilizados pelas Bibliotecas canais de comunicação, visando à manutenção das atividades do serviço de referência. Para apoio às atividades remotas, a comunidade também poderá lançar mão de plataformas como Pearson, Pergamum e Portal de Periódicos da Capes, que permitem acesso a uma grande variedade de recursos informacionais.

Veja tambémDevoluções de Livros: Novos Prazos

17. Como ficarão as atividades da Coordenadoria de Apoio ao Ensino?

Os servidores e servidoras do setor estarão trabalhando de forma remota e deverão manter canais de comunicação com a comunidade, permanecendo atentos às demandas próprias do setor.

18. Como ficarão as atividades das Coordenadorias de Registros Acadêmicos?

As atividades que obrigatoriamente devem ocorrer presencialmente estão interrompidas, devendo ser normalizadas quando ocorrer o retorno das atividades, como por exemplo: Cerimônia de Colação de Grau e solenidade de Conclusão de Curso.

Quanto às matrículas que estavam agendadas, os servidores do setor entrarão em contato com os candidatos para o envio da documentação por e-mail, mas com o compromisso de entrega dos originais no retorno das atividades. Enquanto isso, os servidores realizarão a matrícula em todos os sistemas cabíveis, de forma que o estudante tenha acesso à todas comunicações enviadas aos discentes durante o período de interrupção.

As demais atividades serão realizadas remotamente, em conformidade com as orientações encaminhadas pelo comunicador do SUAP, e-mails e publicações realizadas no site da instituição. Persistindo dúvidas, encaminhá-las ao e-mail do setor, divulgado no site, para que sejam prestados os devidos esclarecimentos pelas equipes.

 

Ofício Circular DIEB/DGRA/DED/DDGA/DPES/DAPE/DPAC de 24 de março de 2020.

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