Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

JIF Nacional conta com a participação de alunos do Campus São João da Boa Vista

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) ocorreu entre os dias 05 e 12 de outubro na cidade de Guarapari em Espírito Santo.

  • Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 17h11
  • Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 17h11
  • Acessos: 5545

Os Jogos dos Institutos Federais contam com diversas modalidades e vários Institutos espalhados por todo o Brasil. Assim como a etapa estadual, já relatada aqui, o JIF Nacional também contou com a participação de atletas de nosso campus e para contar um pouco da história do que foi este JIF etapa nacional vejam o novo relato da aluna Lívia Faria Villela que participou neste ano dos jogos estaduais e nacionais.

"Todos sabem a felicidade que foi receber a oportunidade de ir jogar em Guarapari e ficar no SESC por uma semana com pessoas que eu nunca conversei na minha vida. Uma experiência incrível poder jogar como goleira de futsal para o time de Avaré, time que virou uma família para mim, amizades que quero levar para sempre comigo. A união com todas foi o que facilitou para eu me enturmar. Sem panelas, sem intrigas, todas com o mesmo objetivo de fazer o máximo que podíamos dentro de quadra e aproveitar a viagem.

Tudo foi acontecendo melhor do que eu esperava, logo no ônibus já me senti à vontade com meu time, todas muito extrovertidas e animadas para as próximas 16h na estrada. Chegamos ao SESC no dia 06 de outubro de 2019, lugar onde iríamos ficar os próximos sete dias. Pensem em algo enorme e aumentem um pouco mais, este é o SESC Guarapari! Muito bem dividido e arrumado, um dos lugares mais lindos que já fiquei. Tinha um grande ginásio, outro local com três quadras em uma mesma estrutura, um salão para a competição de Tênis de Mesa, uma piscina enorme, um salão de jogos, um refeitório que podia recepcionar 2000 pessoas com uma equipe de buffet, além dos apartamentos bem confortáveis, suítes com frigobar, ar condicionado e varanda, onde eu tive o prazer de dormir com mais duas companheiras de time. Depois de arrumar as nossas coisas e almoçar, até conseguimos nos refrescar um pouco na piscina e descansar bastante para que no dia seguinte pudéssemos jogar contra o time que foi campeão da Etapa Nacional no ano anterior.

O jogo foi bem acirrado no início, mas não estávamos conseguindo atacar. Infelizmente começamos o campeonato com uma derrota de 4x0 contra Tocantins, é vida que segue, podíamos ainda ganhar de GO e tentar passar para as quartas de finais ficando em segundo na fase de grupos. Dois dias depois, estávamos novamente fazendo um jogo equilibrado, defendendo mais do que atacando. No final do jogo aceleramos bastante o ritmo para buscar a vitória, mas o que conseguimos nesse JIF, primeiro nacional de muitas, foi muita experiência e ânimo para treinarmos e participarmos do próximo, pois perdemos de Goiás de 2x0. Mesmo ganhando, Goiás também não conseguiu classificar, de cinco grupos, só passavam os três melhores 2ºs lugares.

Ficamos tristes de não ter classificado, mas não desanimamos, tínhamos tantos atletas qualificados em nossa delegação que precisávamos ter energia para assisti-los e apoiá-los.

Do campus São João da Boa Vista, foram 4 atletas, sendo eu no futsal e 3 meninos: Pablo Calderari da Silva (Judô), Daniel F. L. Borghetti Rodrigues (Natação) e Jersé Perussi de Barros (Natação).

Pablo disputou a luta individual na categoria meio médio e a por equipes e teve um bom resultado, ficando em 2º e 1º lugar respectivamente. O professor Gustavo Schneider disse que o Pablo tinha chances de ter ficado em 1º na luta individual, mas como ele passou mal antes, estava um pouco fraco e sem muita energia para a luta.

Os meninos da Natação também foram muito bem! Daniel ficou em 1º lugar nos 100m Borboleta e no 4x50m livre, em 2º lugar nos 100m Medley e no 4x50m Medley e em 3º lugar nos 50m Borboleta.

Houve uma história muito emocionante sobre a prova de revezamento 4x50m livre. Os meninos tinham ficado em 1º lugar, mas houve um problema que a placa não registou um toque e falaram que o nosso nadador pulou na piscina antes do outro chegar, mas graças a uma filmagem feita por um dos nossos professores acompanhantes, conseguimos recurso para provar o contrário para os juízes. Na última noite que nos reunimos para tirar uma foto da delegação de São Paulo e fazer as considerações finais, foi dada a notícia que a filmagem foi válida e todos ficaram muito felizes. Não tenho palavras para descrever esse momento!

Já com Jersé, não foi diferente. Pegou 1º Lugar nos 4x50m livre, 2º Lugar nos 4x50m Medley e 3º Lugar nos 50m peito. Nas provas de revezamento, o Jersé e o Daniel eram dois dos 4 participantes, os outros meninos eram o Carlinhos e o João Burnunssi, atletas de outros campus.

Além dessa boa notícia de que os atletas do nosso campus tiveram bons resultados, a nossa delegação ficou em 2º lugar no quadro de medalhas com 24 medalhas no total, sendo 13 de ouro, 8 de prata e 3 de bronze. Dez das medalhas de ouro foram fruto dos atletas do Judô, duas foram do Tênis de Mesa e uma foi da Natação.

Antes de encerrar esse relato, gostaria de fazer um agradecimento primeiramente para o professor Gustavo que acreditou muito em mim e me deu forças em todos os jogos, ao Fábio, professor do campus Avaré que não pôde nos acompanhar, mas que me fez o convite para jogar com as suas meninas, às professoras Fabi e Vanessa que me ajudaram muito e nos acompanharam em todos os momentos, ao carinho e dedicação da professora Solange, à preocupação e auxílio do professor Eduardo, às professoras Joelma e Tânia que estavam sempre dispostas a tudo, por último e não menos importante, queria agradecer imensamente ao meu time, não sei como demonstrar o quanto que foi maravilhoso estar ao lado de vocês esses dias. Desde o momento que souberam que eu iria jogar foram super atenciosas, me incluíram nos grupos e logo no ônibus, facilitaram muito para que eu enturmasse e tentasse conhecer um pouquinho de cada uma. Vou sempre me recordar dessa semana com muito carinho, só lembrando os momentos bons dentro e fora de quadra, sempre pensando no que eu ainda posso melhorar, pois o JIF foi uma oportunidade muito importante para eu crescer como pessoa. Minha gratidão a todos que passaram pela minha vida nessa viagem, todos me fizeram muito bem e melhoraram meu ser de alguma forma!"

Figura 1 - Delegação de São Paulo no último dia

Figura 2 - Delegação de São Paulo na abertura dos Jogos

Figura 3 - Time de Futsal Feminino

Figura 4 - Daniel F. L. Borghetti Rodrigues

Figura 5 - Pablo Calderari da Silva (2º Lugar - Individual)

 Figura 6 - Jersé Perussi de Barros

Figura 7 - Lívia Faria Villela

Fim do conteúdo da página