Simbia 2023: IFSP São João seleciona estudante para participar de processo seletivo de bolsa de estudos

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 13h59 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 17h42 | Acessos: 2081

Inscrições devem ser feitas pelos(as) estudantes interessados(as) até 21/11/2022. Disponibilizado o resultado da seleção

O IFSP-Câmpus São João da Boa Vista recebeu a oportunidade de indicar um(a) estudante do IFSP-SBV para participar de processo seletivo de Bolsa de Estudos da UNIFEOB, referente ao programa “Simbia 2023”. Desse modo, torna pública a abertura de uma seleção entre os(as) estudantes interessados(as) na referida oportunidade, de acordo com as informações abaixo:

Conforme indica o referido programa de bolsas:

“O “Simbia” consiste no ingresso ao Ensino Superior de jovens com alto potencial acadêmico, mas com quase ou nenhuma condição financeira para tal. Acreditamos que estes estudantes darão o seu melhor, se tornarão profissionais de sucesso e  quando concluírem seus estudos poderão retribuir voluntariamente para que outros alunos - nestas mesmas condições - tenham a oportunidade de ingressarem no ensino superior. Construímos assim, um círculo virtuoso de oportunidades para transformar vidas por meio da educação (...) Os candidatos selecionados iniciarão os estudos no primeiro semestre de 2022, nas condições de realizar o curso que ele desejar, sem pagar nada por isso, com o compromisso de em algum momento da sua vida, retribuir para que outras pessoas também possam ter a oportunidade de estudar.”

Segundo informações enviadas pela responsável do programa na UNIFEOB, Sra. Letícia Costa Teixeira:

“Com uma atenção muito especial em fazer uma seleção de alunos o quanto mais justa e assertiva possível, concluímos que esta primeira seleção será pautada na confiança que foi construída com nossos grandes parceiros: as Escolas Públicas do Ensino Médio. Acreditamos plenamente no trabalho que vocês desenvolvem  com cada um dos alunos, durante todos estes anos, e sabemos que este sentimento é recíproco. Sendo assim, contamos com a sua indicação de 1 aluno por escola - respeitando o perfil indicado (alto potencial acadêmico / baixa ou nenhuma condição financeira para pagar a mensalidade) - para que possa participar deste processo.”

Dessa maneira, além do presente processo seletivo para escolha do(a) estudante (apenas um único estudante) a ser indicado pelo IFSP-SBV, haverá ainda outro processo seletivo conduzido pela UNIFEOB, para concessão da bolsa de estudos.

Cabe salientar que o citado no programa “alto potencial acadêmico” na visão de nossa instituição refere-se a formação completa cidadã, com participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, não somente questões analíticas de nota ou presença em disciplinas serão consideradas.

Define-se como público-alvo do presente processo seletivo os estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Informática e Eletrônica).

Assim, considerando a necessidade de garantir que nossos(as) estudantes tenham direito isonômico e transparente de participação, bem como no intuito de garantir a excelência da referida indicação, a fim de que ocorra em tempo hábil e conforme orientações/normas da UNIFEOB, foi estabelecido o cronograma abaixo:

Cronograma:

Inscrições no processo seletivo por meio do envio de manifestação de interesse para o e-mail

De 17 a 21/11/2022

Análise das inscrições pelos Professores, Coordenadores de Curso e Coordenadoria Sociopedagógica do câmpus

De 22 a 24/11/2022

Divulgação do resultado e indicação do(a) estudante para a UNIFEOB

25/11/2022

A inscrição no processo seletivo será efetivada por meio de envio de manifestação de interesse para o e-mail , durante o prazo estabelecido no cronograma. Além disso, é de extrema importância que o(a) estudante interessado(a) aproveite para relatar suas características que podem o(a) definir para o programa. Por exemplo: Informar, com documentação comprobatória, atividades realizadas que transcendem sua atuação como aluno(a), inclusive ações realizadas junto a comunidade externa do IFSP.

Os casos omissos ou duvidosos serão decididos pela Direção Geral em conjunto com a Diretoria Adjunta Educacional.

Por fim, é importante esclarecer que após a indicação realizada pelo IFSP - Câmpus de São João da Boa Vista, os contatos e dúvidas sobre o programa deverão ser sanados pelo(a) estudante diretamente com a UNIFEOB.

Canais e contatos sobre o Programa Simbia - UNIFEOB:

RESULTADO DA SELEÇÃO:

Foram inscritos os seguintes estudantes:

- BV1920065

- BV3003892

- BV1920138

- BV1920588 (Desclassificada por inscrição fora do período)

O IFSP-Câmpus São João da Boa Vista, por meio da Diretoria Adjunta Educacional, informa que foi selecionada a estudante BV1920065 para indicação ao Programa Simbia da UNIFEOB, após análise dos critérios definidos pela referida instituição.

Site: https://unifeob.edu.br/institucional/simbia/